Jornal Le Figaro aponta bravatas e manipulações de Jair Bolsonaro

Marcelo Camargo / Agência Brasil

Jair Bolsonaro

A edição online do conservador Le Figaro traz um perfil inclemente de Jair Bolsonaro nesta sexta-feira. “Diante da pandemia, o presidente ataca governadores e prefeitos que aplicam a quarentena e não para de ameaçar opositores”, diz no início do texto, assinado pelo jornalista Jean-Marc Gonin.

É mais um artigo para tentar explicar aos franceses quem é essa figura que governa um dos países que já esteve na dianteira dos emergentes, mas que agora detém números galopantes no ranking em relação à “hecatombe” da Covid-19. São mais de mil mortos de “gripezinha” por dia, ironiza o artigo, referindo-se ao termo usado pelo brasileiro.

“Esses números desastrosos não desanimam Jair Bolsonaro, que incitou a população a enfrentar a doença como ‘homem, pô, não como moleque’”, diz Le Figaro.

A seguir, a matéria cita os tropeços do governo central, ao impor a cloroquina como panaceia, contrariando o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que aliás foi substituído diante da desobediência. Seu sucessor, Nelson Teich, não durou um mês. A pasta agora está a cargo de um ex-general sem qualquer qualificação para o posto, explica o jornal.

O texto segue enumerando ideias de Trump adotadas por Bolsonaro, que desaprova a máscara, a quarentena e vai de encontro a multidões sem proteção. Ele faz pugilismo verbal com governadores que ousam desacatá-lo, acusando-os de estarem destruindo o Brasil com a quarentena.

Le Figaro lembra que a economia brasileira está à beira do colapso. Após a violenta recessão de 2015-2016, seguiu-se um pálido crescimento até 2019, de cerca de 1% ao ano. Esperava-se que a taxa de crescimento alcançasse 2% em 2020. Mas a pandemia fez naufragar essa esperança, “afundando muitos brasileiros no medo do amanhã”.

Fora Bolsonaro!

A população brasileira desesperada e em cólera começa a ir às ruas contra o presidente, batendo de frente com os bolsonaristas que marcham em prol do fim da quarentena. Os que pedem a saída de Bolsonaro têm, em São Paulo, apoio de torcidas organizadas, como a do Corinthians, conhecida por seu afinco e fervor.

A luta contra a corrupção é a grande derrota de Bolsonaro, estima Le Figaro. Ele bateu o PT nas eleições, adotou o juiz “incorruptível” Sérgio Moro como ministro da Justiça, que depois pediu demissão do cargo, humilhado pelas intervenções superiores.

O jornal fala ainda sobre o embaraçoso vídeo em que Bolsonaro, “com sua vulgaridade habitual”, insulta o magistrado.

O Júlio Cesar carioca, como é chamado pelo diário francês, vê os casos contra si aumentarem na Justiça, como a questão das fakenews. Mais de 30 pedidos de impeachment já foram recebidos pelo congresso. Mas Bolsonaro não se deixa intimidar, lembrando que o governo tem o povo e os militares a seu lado.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …