O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contestou o aumento de pena para maus-tratos aos animais. Em live no Facebook com uma youtuber de seis anos de idade, o mandatário questionou a nova lei, aprovada pela Congresso Nacional, e disse que fará uma enquete no Facebook para aprovar ou vetar a proposta. Isso mesmo. Uma enquete no Facebook.
O Projeto de Lei 1095/2019 foi aprovado tanto Senado quanto na Câmara dos Deputados e aguardo sanção presidencial. O PL aumenta a pena para o crime. Por enquanto, a punição por maus tratos a animais é de 3 meses a um ano. Agora, o novo texto coloca 2 a 5 anos de prisão para quem perpetrar a lei. O presidente pareceu achar um exagero: “Dá para você entender o que são dois anos de cadeia porque uma pessoa maltratou um cachorro? A pessoa tem que ter uma punição, mas dois anos… Dois a cinco anos”, comentou Bolsonaro.
Até a primeira Dama, Michelle Bolsonaro, postou uma foto nas redes sociais para pressionar o próprio marido a aprovar o novo projeto de lei.
O chefe do executivo não pareceu abalado com a pressão e afirmou que irá decidir sua sanção após uma votação em sua página oficial do Facebook. É gente, realmente estamos vivendo uma distopia.
“O que eu pretendo fazer: vou colocar no meu Facebook o texto da lei, para o pessoal fazer comentários. Só deixo avisado: quem for para a baixaria é banimento. Pode reclamar, a pena é excessiva, é grande, tem que sancionar, tem que vetar. Porque não é fácil tomar uma decisão como essa daí”, disse o presidente.
Sério. Confira a postagem da Michelle tentando convencer seu marido a sancionar uma lei:
// Hypeness