O primeiro trilionário do mundo pode fazer sua fortuna minerando asteroides

JPL-Caltech / NASA

Conceito artístico de 16 Psyche, o insano mundo metálico

De acordo com o que prevê a Goldman Sachs, a mineração espacial será a próxima fronteira da humanidade no que diz respeito a construir fortunas.

A empresa de investimentos Goldman Sachs imagina que o primeiro trilionário do planeta deva acumular essa dinheirama minerando asteroides, algo que pode se tornar realidade em um futuro não muito distante.

Aqui na Terra, minerar recursos naturais do planeta é algo que enfrenta diversos obstáculos legais. Sendo assim, é de se imaginar que a mineração de asteroides e demais objetos espaciais vá seguir o mesmo caminho.

E é verdade: legisladores já estão debatendo a questão, esperando que a mineração de asteroides se torne um negócio viável. Além disso, a União Europeia já tem um marco legal para permitir que empresas coletem materiais de asteroides, arrecadando a receita obtida com a venda desses materiais aqui na Terra.

Já existem pelo menos duas empresas, a Deep Space Industries e a Planetary Resources,  com um plano relativamente avançado para começar a minerar asteroides assim que isso for possível.

Ambas trabalham com o governo de Luxemburgo para que essa iniciativa se torne realidade, sendo que o país ajudou a financiar uma pesquisa sobre tecnologias que seriam necessárias para que tais empresas consigam iniciar essa mineração espacial.

De acordo com Etienne Schneider, vice-primeiro-ministro de Luxemburgo, “nosso objetivo é colocar em prática uma estrutura geral para a exploração e uso comercial de recursos de corpos celestes como asteroides, ou da Lua“.

Isso significa que, caso tudo isso dê certo, em breve a humanidade estará extraindo recursos naturais de outros lugares além da Terra, o que deixa muitas preocupações quanto à preservação desses objetos – uma vez que o nosso próprio planeta enfrenta esgotamento de recursos naturais por conta de uma exploração desenfreada e sem consciência ambiental, tudo em prol do lucro.

Essa preocupação é representada na ficção científica, e uma série atual que aborda justamente um tema do tipo é The Expanse, disponível na Netflix.

A trama mostra um futuro daqui 200 anos em que a humanidade já colonizou o Sistema Solar, e o objeto Ceres, localizado no Cinturão de Asteroides, é uma espécie de fornecedor de recursos naturais para a Terra, que vive em conflito com Marte.

Ceres, por sua vez, decide se rebelar contra as condições inóspitas em que seus habitantes vivem, e fica para as Nações Unidas tentarem prevenir uma guerra entre as três nações espaciais.

Mas a realidade pode mesmo se antecipar à ficção científica e acontecer mais cedo do que o esperado. Em julho do ano passado, a agência espacial norte-americana NASA anunciou que iria apressar planos de visitar o valiosíssimo asteroide metálico 16 Psique.

Feito quase inteiramente de metal de níquel-ferro, se estima que 16 Psique contenha 10 mil quatrilhões de dólares em ferro. Se nós pudéssemos de algum modo minerar os minerais de 16 Psique e trazê-los à Terra, nossa economia global comparativamente ínfima de 78 trilhões de dólares provavelmente desmoronaria.

A sonda da NASA deve chegar ao asteroide de metal quatro anos mais cedo do que o inicialmente previsto, graças à descoberta de uma trajetória mais eficiente que vai levar a sonda para o seu destino em 2026.

Felizmente para a estabilidade econômica do nosso planeta, a NASA planeja observar, mas não extrair nada – provavelmente, porque ainda não é possível.

Ciberia // CanalTech

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Escolas ao ar livre criadas para combater a tuberculose no início do século 20

Em 1904, surgia nas proximidades de Berlim a primeira escola ao ar livre do mundo. A Waldschule für kränkliche Kinder havia sido criada por Walter Spickendorff em conjunto com o pediatra Bernhard Bendix e o …

Fígados humanos foram criados em laboratórios e transplantados em ratos com sucesso

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores do Departamento de Patologia da Universidade de Pittsburgh (EUA) criou pequenos fígados através de engenharia genética utilizando células da pele humanas, e em seguida os transplantaram com sucesso em …

Governo alemão anuncia pacote de estímulo de 130 bilhões de euros

Merkel afirma que resposta "corajosa" é necessária para impulsionar a economia do país, abalada pela pandemia de covid-19. Medidas anunciadas incluem auxílios à indústria e às famílias e incentivos ao consumo. Os partidos que integram a …

Mark Zuckberg abre guerra contra seus funcionários ao não banir posts de Trump

E eis que Mark Zuckerberg terá semanas agitadas pela frente no que se refere à administração de seus funcionários. Isso porque o CEO e co-fundador do Facebook afirmou na última terça-feira que não fará nada …

Em 24 horas ocorrem 11 terremotos na área do Parque de Yellowstone

O parque nos EUA, conhecido por suas características geotérmicas e vida selvagem, está situado em cima de um supervulcão que, se entrar em erupção, pode causar enorme devastação na Terra. Em 24 horas, em uma área …

Mais uma vez os Simpsons previram tudo que está acontecendo nos EUA agora

Os roteiristas de “Os Simpsons ” ficaram conhecidos por prever diversos acontecimentos mundiais, da eleição de Donald Trump ao final de Game of Thrones. Parece que a bola de cristal da animação voltou a funcionar …

Brasil ultrapassa 30 mil mortes por covid-19

Em novo recorde, país registra 1.262 óbitos em um dia, elevando total para 31.199. Casos confirmados em 24 horas passam de 28 mil, chegando a 555.383. Apenas Reino Unido, Itália e EUA contabilizam mais de …

Suécia vai abrir “CPI da Covid-19” para saber se governo fez bem ao não isolar a população

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Suécia tem ido na contramão de seus vizinhos. O país escandinavo preferiu manter um ritmo quase normal em suas atividades e não impôs o confinamento …

Uber testa modalidade que permite ao usuário reservar carro por hora

Na tentativa de achar novas fontes de receita para seu negócio de corridas compartilhadas, seriamente afetado pela COVID-19, a Uber está testando uma nova modalidade, focada nos passageiros que precisam fazer viagens mais longas e …

Revelada razão de comportamento instável de estrelas perto dos centros galácticos

Estrelas de ramo horizontal extremo são mais brilhantes e têm um ciclo de vida inferior ao das estrelas comuns, de acordo com um novo estudo. Os astrônomos estudaram o comportamento de um tipo especial de estrelas, …