Descoberto anticorpo que neutraliza 98% das estirpes do HIV

Conceito artístico do HIV criado pelo designer ucraniano Alexey Kashpersky

Conceito artístico do HIV criado pelo designer ucraniano Alexey Kashpersky

Os cientistas descobriram um anticorpo produzido por um paciente HIV-positivo que neutraliza 98% de todas as cepas de HIV testadas – incluindo a maioria das cepas que são resistentes a outros anticorpos da mesma classe.

Devido à capacidade do HIV de responder rapidamente às defesas imunitárias do organismo, um anticorpo que pode bloquear uma vasta gama de cepas tem sido muito difícil de encontrar. Mas agora que nós encontramos um, ele poderia formar a base de uma nova vacina contra o vírus.

Pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, NIH, descobriram que o anticorpo, chamado NG, é capaz de manter sua capacidade de reconhecer o vírus HIV, mesmo quando o vírus se transforma e se separa dele.

Ele é também até 10 vezes mais potente do que o VRC01 – um anticorpo da mesma classe que o N6, que progrediu para ensaios clínicos de fase II em pacientes humanos, depois de proteger macacos contra o HIV por quase seis meses.

Estratégias para prevenção e tratamento

“A descoberta e caracterização deste anticorpo com excepcional amplitude e potência contra o HIV pode levar ao desenvolvimento de estratégias para prevenir e tratar a infecção pelo HIV”, disse Anthony S. Fauci, do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA.

Um anticorpo é uma proteína produzida pelo sistema imunológico em resposta a agentes patogênicos nocivos, tais como bactérias e vírus.

Os anticorpos são responsáveis pela identificação e destruição desses patógenos ligando-se a eles e neutralizando seus efeitos biológicos por conta própria, ou sinalizando para os glóbulos brancos para que os destruam.

Quando os pesquisadores expuseram o anticorpo N6 a 181 linhagens diferentes de HIV, conseguiram destruir 98% delas, incluindo 16 de 20 cepas resistentes a outros anticorpos da mesma classe.

Esse é um passo significativo depois do anticorpo VRC01, que impede que 90% das cepas de HIV infectem células humanas.

E o N6 não só mostra uma extraordinária amplitude, ele também tem uma potência incrível.

Dos anticorpos considerados para desenvolvimento clínico, existem exemplos que são extremamente amplos, mas moderados em potência, por exemplo, o 10E8 ou o próprio VRC01, ou extremamente potentes e menos amplos, como o PGT121 ou o PGDM1400″, dizem os pesquisadores.

“Contudo, a descoberta do anticorpo N6 demonstra que este novo anticorpo da classe VRC01 pode ter tanto uma amplitude extraordinária como uma grande potência, mesmo contra cepas isoladas tradicionalmente resistentes a anticorpos nesta classe“, acrescentam.

A razão do sucesso

Os pesquisadores acompanharam a evolução do anticorpo ao longo do tempo para ver como ele respondia à capacidade defensiva de mudança de forma do HIV, e descobriram que o anticorpo é menos confiável na ligação com partes do vírus que são propensas a mudar – conhecida como a região V5 – e mais na partes que mudam muito pouco em diferentes cepas.

Ao se anexar a estas partes mais consistentes do vírus, o N6 é capaz de impedir que o HIV se ligue às células imunes do hospedeiro e as ataque – o que torna as pessoas HIV-positivas tão vulneráveis à AIDS.

Eles também descobriram que as mutações do vírus HIV que passaram a ser resistentes ao N6 raramente surgiram, o que sugere que o vírus não pode responder a este anticorpo tão rapidamente quanto tem respondido a outros tratamentos que os cientistas descobriram recentemente.

“A rara ocorrência de mutações de resistência ao N6 sugere que essas mutações têm um custo de aptidão relativamente alto, o que pode representar uma barreira parcial à seleção de mutantes resistentes”, explica a equipe.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …