Carta de 1995 com previsões para 2060 é encontrada na Austrália

O texto foi escrito há 22 anos e foi agora encontrado em uma parede como uma espécie de “cápsula do tempo”. A ideia era que só fosse descoberta em 2060.

Greg Wilkison é o autor da carta que foi escrita em 15 de abril de 1995, um dia em que “chovia muito”, nos subúrbios de Sydney. No texto, o australiano, agora com 61 anos, que nasceu no Zimbábue, fez algumas previsões de como esperava que o mundo estivesse em 2060 e uma descrição da sua realidade naquele momento.

Quis o destino que a encontrassem antes disso, em 2017. A carta, que estava dentro da parede do banheiro foi encontrada por quem reformava a moradia. Greg queria que a carta não fosse aberta “nos 50-80 anos seguintes”, mas não passou mais de 22 anos na parede. Juntamente com a carta estava uma fotografia dele com a esposa.

O plano não resultou – algo que, aliás, o próprio previra que poderia acontecer. A casa foi remodelada em 2017 e, durante as obras, o texto foi encontrado. Publicado na semana passada nas redes sociais, está fazendo sucesso e sendo notícia no mundo todo.

Sasha Ilic / Facebook

Carta de 1995 destinada a 2060 foi encontrada dentro da parede de um banheiro, na Austrália

Greg Wilkinson disse ao Sydney Morning Herald que ficou com “lágrimas nos olhos” quando soube que a carta tinha sido encontrada. “Quando vi a carta no Facebook, me senti um pouco violentado, mas quando pensei melhor, é bem claro o progresso da internet nos últimos 22 anos. Sem ela, como poderiam ter me encontrado?”.

No texto, Wilkinson começa descrevendo que comprou a casa em 1989 por 170 mil dólares australianos – cerca de R$ 420 mil. Estava inabitável e precisava de obras profundas. Foi precisamente antes de terminar uma parede em um dos banheiros que criou a “cápsula do tempo”.

Em seguida, lista os preços de alguns bens de consumo, para que se compare com os preços do futuro, e descreve o panorama político australiano desse tempo. Paul Keating era o primeiro-ministro de então e a internet estava em alta.

É a partir daqui que a idade do texto se torna mais evidente: “Esta carta foi criada usando Word para Windows 5.0 em um portátil 486 com 8MB de RAM e 240MB de disco“, lê-se. “A impressora é uma Canon Bubble jet BJ-10sx. Este equipamento está próximo do topo de gama dos PC atualmente. Os processadores Pentium acabaram de sair, mas a Intel está tendo problemas com eles”.

Quanto às previsões, Greg esperava que, em 2060 a China fosse “semi-democrática” e já tivesse assumido o estatuto de “uma superpotência econômica mundial“. E apesar de saber que a Austrália “não ganharia uma guerra contra eles”, acreditava que a convivência pacífica era possível.

Por isso, escreve Greg Wilkinson, “a Austrália será invejada por todo o mundo. É um ótimo país para viver e continuará a ser uma nação multicultural”.

Além disso, o australiano previu também que o Islã se tornaria um problema ideológico em várias partes do mundo e que, por isso, mergulharia em uma “guerra santa“.

Faltam 43 anos para sabermos se Greg Wilkinson tinha ou não razão.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …