Carta de 1995 com previsões para 2060 é encontrada na Austrália

O texto foi escrito há 22 anos e foi agora encontrado em uma parede como uma espécie de “cápsula do tempo”. A ideia era que só fosse descoberta em 2060.

Greg Wilkison é o autor da carta que foi escrita em 15 de abril de 1995, um dia em que “chovia muito”, nos subúrbios de Sydney. No texto, o australiano, agora com 61 anos, que nasceu no Zimbábue, fez algumas previsões de como esperava que o mundo estivesse em 2060 e uma descrição da sua realidade naquele momento.

Quis o destino que a encontrassem antes disso, em 2017. A carta, que estava dentro da parede do banheiro foi encontrada por quem reformava a moradia. Greg queria que a carta não fosse aberta “nos 50-80 anos seguintes”, mas não passou mais de 22 anos na parede. Juntamente com a carta estava uma fotografia dele com a esposa.

O plano não resultou – algo que, aliás, o próprio previra que poderia acontecer. A casa foi remodelada em 2017 e, durante as obras, o texto foi encontrado. Publicado na semana passada nas redes sociais, está fazendo sucesso e sendo notícia no mundo todo.

Sasha Ilic / Facebook

Carta de 1995 destinada a 2060 foi encontrada dentro da parede de um banheiro, na Austrália

Greg Wilkinson disse ao Sydney Morning Herald que ficou com “lágrimas nos olhos” quando soube que a carta tinha sido encontrada. “Quando vi a carta no Facebook, me senti um pouco violentado, mas quando pensei melhor, é bem claro o progresso da internet nos últimos 22 anos. Sem ela, como poderiam ter me encontrado?”.

No texto, Wilkinson começa descrevendo que comprou a casa em 1989 por 170 mil dólares australianos – cerca de R$ 420 mil. Estava inabitável e precisava de obras profundas. Foi precisamente antes de terminar uma parede em um dos banheiros que criou a “cápsula do tempo”.

Em seguida, lista os preços de alguns bens de consumo, para que se compare com os preços do futuro, e descreve o panorama político australiano desse tempo. Paul Keating era o primeiro-ministro de então e a internet estava em alta.

É a partir daqui que a idade do texto se torna mais evidente: “Esta carta foi criada usando Word para Windows 5.0 em um portátil 486 com 8MB de RAM e 240MB de disco“, lê-se. “A impressora é uma Canon Bubble jet BJ-10sx. Este equipamento está próximo do topo de gama dos PC atualmente. Os processadores Pentium acabaram de sair, mas a Intel está tendo problemas com eles”.

Quanto às previsões, Greg esperava que, em 2060 a China fosse “semi-democrática” e já tivesse assumido o estatuto de “uma superpotência econômica mundial“. E apesar de saber que a Austrália “não ganharia uma guerra contra eles”, acreditava que a convivência pacífica era possível.

Por isso, escreve Greg Wilkinson, “a Austrália será invejada por todo o mundo. É um ótimo país para viver e continuará a ser uma nação multicultural”.

Além disso, o australiano previu também que o Islã se tornaria um problema ideológico em várias partes do mundo e que, por isso, mergulharia em uma “guerra santa“.

Faltam 43 anos para sabermos se Greg Wilkinson tinha ou não razão.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …