Líquido cérebro-espinhal de paciente vaza durante exame de covid-19

Guillaume Horcajuelo / EPA

Na pandemia da COVID-19, uma das maneiras mais eficientes de controlar a disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) é a testagem em massa dos suspeitos.

Caso seja confirmada a infecção, o paciente deve ficar em observação e de quarentena. Em geral, esses exames são simples, mas pela primeira vez, na curta história desse vírus, um swab nasal (assim chamado o cotonete de haste longa usado no procedimento de RT-PCR) supostamente fez vazar um líquido que é, normalmente, encontrado em volta do córtex cerebral e da medula espinhal.

Será que o profissional responsável por fazer a coleta, em Iowa, nos Estados Unidos, tenha passado dos limites da cavidade nasofaríngea da paciente? Provavelmente, não. Segundo o relato dos médicos que descobriram o incidente, tudo estava relacionado a uma condição rara pré-existente na mulher.

Isso porque a paciente apresenta encefalocele — um defeito congênito raro que faz com que os ossos do crânio não se fundam normalmente e deixem cavidades — que afeta apenas um em cada 10 mil recém-nascidos, anualmente, nos EUA.

No caso específico da paciente, a malformação estava próxima de sua cavidade nasal. O caso completo foi publicado nesta quinta-feira (1) na revista científica JAMA Otolaryngology – Head & Neck Surgery.

Acidente ou anomalia anatômica?

Segundo os médicos, a paciente estava com nariz escorrendo, rigidez do pescoço, dor de cabeça, fotofobia e um gosto estranho de metal na boca. Após avaliarem sua condição, perceberam algumas alterações que precisavam ser melhor investigadas — inclusive encontraram o líquido cefalorraquidiano (LCR), aquele que supostamente vazou na hora do exame — em amostras.

Questionada sobre sua situação, a mulher comentou ter feito, recentemente, exame para a COVID-19, como uma precaução antes de sua cirurgia. Logo depois do exame para coronavírus, começou a sentir coriza e dor de cabeça, além de uma crise de vômitos.

Para completar o caso, os médicos realizaram exames de imagem da paciente. De acordo com o relato, “a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM) identificaram uma encefalocele de 1,8 cm“, ou seja, ela tinha um tipo de abertura no crânio.

“Portanto, teorizamos que o próprio swab não resultou em uma violação da base óssea do crânio, mas sim que o teste invasivo causou trauma à encefalocele pré-existente da paciente”, explicam os autores.

Em 2017, a paciente tinha feito uma outra tomografia computadorizada do seu cérebro. Embora o exame revelasse a discreta condição rara, o defeito congênito não foi notado — até que um teste com o cotonete para detectar COVID, provavelmente, tenha rompido uma fina membrana e feito com que o líquido vazasse.

Mais opções de exames para COVID-19

Em outras palavras, o caso foi um infeliz incidente e que também envolveu o desconhecimento de uma condição pré-existente. Atualmente, a paciente se recupera no hospital onde foi avaliada e feita a correção da abertura.

Entretanto, as chances do caso — que foi o primeiro — se repetir são incrivelmente raras. Afinal, foi a primeira situação relatada em mais de 10 meses desde a chegada do coronavírus.

Por outro lado, já existem, atualmente, outros tipos de testes para a COVID-19 e que gradualmente começam a alcançar mais pessoas para a testagem da infecção, além do uso do swab nasal. Outra opção são os testes rápidos, conhecidos como sorológicos, que utilizam o sangue para verificar a presença de anticorpos. Há inclusive uma inciativa da USP, no Brasil, de um teste que pode detectar o coronavírus a partir de amostras de saliva.

O relato completo do caso, publicado no JAMA, pode ser acessado aqui.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …