Remdesivir melhorou tempo de recuperação da covid-19

Um novo estudo envolvendo 50 pesquisadores da área da saúde descobriu que o remédio antiviral remdesivir, projetado originalmente para o tratamento do ebola, reduziu o tempo de recuperação em pacientes de Covid-19 de uma média de 15 para 11 dias.

Em abril, resultados preliminares de um ensaio clínico na terceira fase indicaram que o remdesivir – uma droga que interfere com a capacidade do vírus de copiar seu RNA – poderia ser útil no tratamento do Covid-19.

Então, os cientistas decidiram testá-lo em 1.059 pacientes com a doença em 60 locais diferentes nos EUA, na Europa e na Ásia.

Durante dez dias, 538 deles foram tratados com remdesivir e 521 com placebo, enquanto eram avaliados diariamente para determinar fatores como gravidade dos sintomas e efeitos colaterais.

O objetivo dos cientistas era examinar quanto tempo um paciente levava para se recuperar de Covid-19 usando uma escala clínica de oito pontos que variava de “não hospitalizado” a níveis crescentes de cuidados necessários, até “morte”.

Os pesquisadores também acompanharam a mortalidade duas e quatro semanas após o início do tratamento.

Resultados

No geral, o tratamento com o remdesivir diminuiu o tempo de recuperação de um paciente (de 15 para 11 dias) em comparação com o placebo. Essa melhoria ocorreu independentemente do fato do paciente receber oxigênio suplementar.

Um dado importante é que o remédio pode ser aplicado a qualquer momento do tratamento, e não necessariamente logo após o aparecimento dos primeiros sintomas.

Inclusive, os participantes que se juntaram ao estudo depois de mais de dez dias do surgimento dos primeiros sinais da doença tiveram uma resposta melhor ao remdesivir do que aqueles que iniciaram a terapia nos primeiros dias sintomáticos.

Quanto à mortalidade, infelizmente, o estudo indicou que o remdesivir era apenas ligeiramente melhor que o placebo. No dia 15 de recuperação, o número total de mortes no grupo do remédio era 21, versus 28 no grupo do placebo.

Os cientistas não consideram esse valor estatisticamente significativo, embora uma análise da mortalidade 28 dias após o tratamento ainda esteja em andamento, uma vez que a pesquisa terminou no final de abril.

Remdesivir > hidroxicloroquina

De acordo com os pesquisadores, o tratamento com remdesivir provavelmente não é suficiente por si só, uma vez que tem um impacto moderado na mortalidade dos pacientes, na melhor das hipóteses.

Logo, estudos que combinem esse remédio com outras terapias ainda precisam ser explorados.

Dito isto, em comparação com outros estudos recentes sobre o efeito da hidroxicloroquina no Covid-19, especialmente um que sugere que a droga causa um aumento na mortalidade dos pacientes, o novo estudo deve definitivamente ser considerado um sucesso.

Ressalvas

A nova pesquisa foi alvo de alguma controvérsia por conta de uma mudança de parâmetros entre uma fase e outra. Quando começou, em fevereiro de 2020, os cientistas estavam avaliando a recuperação dos pacientes através de sua saúde no dia 15 após o início do tratamento.

No entanto, no final de março, os estatísticos substituíram essa medida pelos resultados descritos acima (a escala clínica de oito pontos que é examinada até quatro semanas depois).

Esse ajuste foi feito devido a uma crescente conscientização dos cientistas de que o Covid-19 era uma doença mais prolongada do que se pensava, e, portanto, fazia mais sentido estudar sua recuperação por 28 dias, e não apenas 15.

É importante lembrar que os pesquisadores não tiveram acesso aos dados mostrando quais participantes estavam recebendo a droga e qual o placebo, nem qualquer conhecimento dos resultados previamente, o que garante um “padrão ouro” na pesquisa médica.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica The New England Journal of Medicine.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coronavírus na Coreia do Norte: Kim Jong-un declara 'sucesso brilhante' no combate à pandemia e zero casos

O líder norte-coreano Kim Jong-un elogiou o "sucesso brilhante" de seu país ao enfrentar a pandemia de covid-19, segundo a agência de notícias estatal KCNA. Falando em uma reunião do Politburo, Kim disse que o …

Bolsonaro veta uso obrigatório de máscaras em comércio, templos e repartições públicas

Presidente alegou que uso de máscaras em locais fechados pode ser classificado como "violação de domicílio" e vetou trecho que obrigava o poder público a fornecer máscaras para a população mais pobre. O presidente Jair Bolsonaro …

Novos hábitos devem fazer parte da vida das sociedades no pós-pandemia, dizem especialistas

Enquanto a vacina que poderá conter a disseminação do novo coronavírus não sai, o mundo seguirá lavando as mãos. exaustivamente, abusando do álcool gel (ou de desinfetantes poderosos), caprichando na limpeza de tudo o …

Coroas de buracos negros supermassivos podem ser fonte de "partículas fantasmas"

Nas profundezas do gelo antártico, estão enterrados mais de 5.000 sensores de luz, que fazem parte do Observatório IceCube, um detector de neutrinos. Em 2018, este observatório recebeu a atenção da comunidade científica de todo …

Partícula exótica nunca vista antes é descoberta no CERN

Cientistas trabalhando no Grande Colisor de Hádrons (LHC) observaram uma partícula exótica composta de quatro quarks charm. Essa é provavelmente a primeira descoberta de uma classe de partículas jamais observada pelos físicos. O quark é uma …

Lava Jato denuncia José Serra por lavagem de dinheiro

Ministério Público Federal acusa senador de ter recebido pagamentos indevidos da Odebrecht através de contas no exterior. Verônica Serra, filha do político, também é denunciada. A força-tarefa da Operação Lava-Jato em São Paulo denunciou nesta sexta-feira …

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …