Líquido cérebro-espinhal de paciente vaza durante exame de covid-19

Guillaume Horcajuelo / EPA

Na pandemia da COVID-19, uma das maneiras mais eficientes de controlar a disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) é a testagem em massa dos suspeitos.

Caso seja confirmada a infecção, o paciente deve ficar em observação e de quarentena. Em geral, esses exames são simples, mas pela primeira vez, na curta história desse vírus, um swab nasal (assim chamado o cotonete de haste longa usado no procedimento de RT-PCR) supostamente fez vazar um líquido que é, normalmente, encontrado em volta do córtex cerebral e da medula espinhal.

Será que o profissional responsável por fazer a coleta, em Iowa, nos Estados Unidos, tenha passado dos limites da cavidade nasofaríngea da paciente? Provavelmente, não. Segundo o relato dos médicos que descobriram o incidente, tudo estava relacionado a uma condição rara pré-existente na mulher.

Isso porque a paciente apresenta encefalocele — um defeito congênito raro que faz com que os ossos do crânio não se fundam normalmente e deixem cavidades — que afeta apenas um em cada 10 mil recém-nascidos, anualmente, nos EUA.

No caso específico da paciente, a malformação estava próxima de sua cavidade nasal. O caso completo foi publicado nesta quinta-feira (1) na revista científica JAMA Otolaryngology – Head & Neck Surgery.

Acidente ou anomalia anatômica?

Segundo os médicos, a paciente estava com nariz escorrendo, rigidez do pescoço, dor de cabeça, fotofobia e um gosto estranho de metal na boca. Após avaliarem sua condição, perceberam algumas alterações que precisavam ser melhor investigadas — inclusive encontraram o líquido cefalorraquidiano (LCR), aquele que supostamente vazou na hora do exame — em amostras.

Questionada sobre sua situação, a mulher comentou ter feito, recentemente, exame para a COVID-19, como uma precaução antes de sua cirurgia. Logo depois do exame para coronavírus, começou a sentir coriza e dor de cabeça, além de uma crise de vômitos.

Para completar o caso, os médicos realizaram exames de imagem da paciente. De acordo com o relato, “a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM) identificaram uma encefalocele de 1,8 cm“, ou seja, ela tinha um tipo de abertura no crânio.

“Portanto, teorizamos que o próprio swab não resultou em uma violação da base óssea do crânio, mas sim que o teste invasivo causou trauma à encefalocele pré-existente da paciente”, explicam os autores.

Em 2017, a paciente tinha feito uma outra tomografia computadorizada do seu cérebro. Embora o exame revelasse a discreta condição rara, o defeito congênito não foi notado — até que um teste com o cotonete para detectar COVID, provavelmente, tenha rompido uma fina membrana e feito com que o líquido vazasse.

Mais opções de exames para COVID-19

Em outras palavras, o caso foi um infeliz incidente e que também envolveu o desconhecimento de uma condição pré-existente. Atualmente, a paciente se recupera no hospital onde foi avaliada e feita a correção da abertura.

Entretanto, as chances do caso — que foi o primeiro — se repetir são incrivelmente raras. Afinal, foi a primeira situação relatada em mais de 10 meses desde a chegada do coronavírus.

Por outro lado, já existem, atualmente, outros tipos de testes para a COVID-19 e que gradualmente começam a alcançar mais pessoas para a testagem da infecção, além do uso do swab nasal. Outra opção são os testes rápidos, conhecidos como sorológicos, que utilizam o sangue para verificar a presença de anticorpos. Há inclusive uma inciativa da USP, no Brasil, de um teste que pode detectar o coronavírus a partir de amostras de saliva.

O relato completo do caso, publicado no JAMA, pode ser acessado aqui.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …