BBC promete inquérito após irmão de Diana acusar jornalista de mentir para conseguir ‘entrevista do século’

Nick Parfjonov / Wikimedia

Diana de Gales, a Princesa do Povo

A BBC anunciou que pretende realizar uma investigação interna para determinar se um de seus jornalistas agiu de forma maliciosa ao obter uma das entrevistas mais famosas da história da televisão britânica.

Em 1995, o repórter Martin Bashir conseguiu o que muitos jornalistas tentavam há anos: uma entrevista exclusiva com a princesa Diana. Assistida por mais de 20 milhões de britânicos, a entrevista foi considerada o “furo do século”.

Nela, a princesa Diana revelou o motivo pelo qual havia se separado do príncipe Charles — um grande escândalo extraconjugal envolvendo a família real britânica. “Éramos três neste casamento”, disse Diana em referência ao relacionamento de seu marido com Camilla Parker-Bowles, hoje casada com Charles.

Neste mês, o jornal Daily Mail publicou revelações feitas pelo irmão de Diana, Charles Spencer, que apresentou Bashir à princesa na época, possibilitando que a famosa entrevista fosse feita.

Spencer diz que Bashir conseguiu conquistar a confiança dele e de Diana ao demonstrar que havia uma conspiração da família real contra a princesa. No entanto, segundo o jornal Daily Mail, as alegações feitas por Bashir seriam mentiras, criadas com a intenção de conquistar a confiança da princesa para que ela concedesse a entrevista exclusiva.

O irmão de Diana sustenta sua acusação com anotações que fez em um caderno daquele encontro nos três meses antes da entrevista. Segundo as anotações, Bashir teria listado uma série de alegações sobre a suposta rede secreta de vigilância. Bashir teria dito que a correspondência da princesa havia sido violada, que seu carro era seguido e que seu telefone tinha sido grampeado.

Segundo Spencer, Bashir teria dito ainda que um relógio do príncipe William tinha um dispositivo capaz de gravar conversas. De acordo com a reportagem, essa e outras informações “extraordinárias” foram consideradas “fantasiosas” por Spencer que passou a suspeitar de Bashir.

Bashir também teria apresentado extratos bancários de pessoas que trabalhavam para a família real. No entanto, esses extratos haviam sido forjados por um designer, a pedido do jornalista da BBC. Bashir disse ao irmão de Diana que esses extratos comprovavam que essas pessoas estavam recebendo dinheiro do serviço secreto britânico — supostamente em troca de informações privilegiadas sobre Diana.

A apresentação de Diana ao jornalista, no entanto, já havia sido feita e Bashir havia conseguido conquistar a atenção da princesa, segundo o irmão.

A BBC, que já havia conduzido uma investigação sobre o assunto e inocentado o jornalista nos anos 1990, prometeu agora realizar outra investigação. Uma peça-chave da investigação original, que tinha como objetivo determinar se Diana havia sido convencida a conceder a entrevista por meio de premissas falsas, foi um depoimento escrito à mão pela princesa em que ela afirmava não ter visto os extratos forjados e que eles não tiveram nenhum papel em sua decisão de participar da entrevista.

Em nota, a BBC disse que “infelizmente, estamos limitados pelo simples fato de não termos como discutir nada disso com Martin Bashir, que está gravemente doente. Quando ele se recuperar, iremos certamente conduzir uma investigação sobre esses temas”.

Martin Bashir é hoje correspondente da BBC para assuntos religiosos. Mas está em licença médica do trabalho, já que sofreu complicações decorrentes de cirurgias cardíacas e também da covid-19, que ele contraiu no começo do ano.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …