Carregar telefone na tomada de energia pode estar com os dias contados. Cientistas coreanos fizeram a primeira célula solar transparente, um painel solar que pode ser integrado para carregar telefone celular.
Esses painéis geram energia, carregam baterias e podem ser acoplados aos smarthfones, ou qualquer dispositivo móvel. O novo estudo foi publicado no Journal of Power Sources da Incheon National University da Coreia.
Tecnologia
Para a criação, os pesquisadores da Universidade Nacional de Incheon investiram em dióxido de carbono, titânio (TiO2) e óxido de níquel (NiO). A combinação dos dois elementos fornece um ambiente semicondutor eficiente.
Além disso, o NiO possui alta transparência ótica, o que resulta em um material inovador.
A tecnologia liderada pelo professor Joondong Kim converte a luz absorvida em eletricidade. Os testes com o método foram realizados por meio da geração de energia para operar um pequeno ventilador.
Produção em larga escala
Embora esta não tenha sido a primeira descoberta de células solares transparentes, a equipe do Prof. Kim foi pioneira em integrá-las a painéis de energia solar.
Se o novo painel solar transparente puder ser usado em larga escala, será possível instalá-lo em vários locais.
“Esperamos estender a utilização do nosso design TPV a todos os tipos de materiais, desde edifícios de vidro até dispositivos móveis como carros elétricos , smartphones e sensores”, diz o professor Joondong Kim, líder do estudo.