Como a decoração do Salão Oval mudou desde a mudança de Biden para a Casa Branca

Joe Biden

A eleição de Joe Biden como presidente dos EUA mudou radicalmente a postura da Casa Branca diante de todos os assuntos.

Mas a transformação não foi somente política: pra além das 17 ordens executivas que o novo comandante-em-chefe do país assinou no seu primeiro dia de trabalho, a administração Biden também mudou a Casa Branca literalmente – alterando consideravelmente a decoração do local, também como forma de se posicionar, direta ou indiretamente, em contraste completo com o que a administração Trump vinha fazendo.

Segundo consta, a mudança na Casa Branca tradicionalmente leva somente cerca de cinco horas para sair uma família presidencial e entrar a nova – mas Biden veio preparado para marcar a diferença com relação ao agora ex-presidente Trump: atrás de sua cadeira, Biden rapidamente mandou posicionar o busto de Cesar E. Chavez, um trabalhador rural que, nos anos 1960, liderou diversas greves e manifestações pacíficas para mulher as condições de trabalho nas fazendas do país.

“O busto do meu pai no salão oval [escritório do presidente na Casa Branca] simboliza a esperança de que um novo dia está nascendo para nossa nação”, comentou Paul F. Chavez, filho do líder rural, em entrevista.

E as mudanças seguiram: diversos retratos de ícones americanos, como Lincoln e George Washington, com a pintura de Franklin Roosevelt em claro destaque na galeria que se mudou para seu escritório – onde também se destacam os retratos de Thomas Jefferson e Alexander Hamilton. Uma mudança profundamente simbólica foi a retirada do retrato do ex-presidente Andrew Jackson e a inclusão de Benjamin Franklin à esquerda da mesa de Biden.

A inclusão de Franklin, que era cientista, foi vista como um claro aceno da Casa Branca sobre a importância da ciência no momento atual. Já a retirada de Jackson foi vista como um posicionamento antirracista: Jackson foi um presidente escravocrata que também assinou o Ato de Remoção dos Índios Nativos, determinação que forçou milhares de nativos para fora de suas casas e rumo à morte pela miséria ou assassinato. Andrew Jackson era admirado por Trump, que havia incluído seu retrato no Salão Oval.

Além de outras transformações, como mudanças nas bandeiras e a inclusão de bustos à sala como os de Eleanor Roosevelt, Martin Luther King Jr., Robert F. Kennedy e Rosa Parks para simbolizar a inclinação humanista, antirracista e progressista da nova administração, umas das decisões mais comentadas foi a retirada do botão vermelho que Trump havia mando instalar em sua mesa. A função do botão era pedir automaticamente um copo de Coca Diet, que era trazido até Trump de imediato em uma bandeja de prata.

Outra mudança importante no Salão Oval foram as máscaras como parte do protocolo de segurança contra a Covid-19: Biden as usa.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …