Washington Post cita governo Dilma como pior cenário possível para Trump

Marcelo Camargo / Agência Brasil

A ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff

A ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff

A agenda do presidente eleito Donald Trump para a economia americana é muito parecida com a da ex-presidente Dilma Rousseff e pode levar os Estados Unidos a um cenário de crise semelhante ao que o Brasil está enfrentando.

A análise, feita pelo repórter e blogueiro americano Max Ehrenfreund, foi publicada no jornal The Washington Post, em um artigo com o título “O pior cenário para a economia com Trump acaba de acontecer em outro país“.

Segundo Ehrenfreund, Donald Trump “planeja combinar restrições às importações – como defendem alguns políticos de esquerda – com políticas tradicionais do Partido Republicano, como alívio fiscal para os mais ricos e as grandes corporações, além de mais empréstimos federais”.

Ele compara esse plano com o que ocorreu no Brasil. “Para estimular a economia, Dilma aumentou as restrições às importações, prometeu novos gastos em infraestrutura e garantiu subsídios generosos para as grandes empresas.”

Protecionismo e expansão fiscal

Ele lembra que a economia brasileira está numa recessão severa e persistente, citando que em 2015 o PIB do Brasil encolheu 3,8% e que o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um novo declínio, de 3,3%, neste ano.

“A inflação acelerou num ritmo anual de 10,6% no começo deste ano, segundo o Banco Central. A taxa de desemprego subiu para 11,8% no último trimestre.”

O blogueiro americano cita a análise da economista brasileira Monica de Bolle, do Peterson Institute for International Economics e autora de um artigo sobre as semelhanças dos planos econômicos de Trump e Dilma.

É uma combinação de protecionismo e expansão fiscal“, disse ela a Ehrenfreund.

Um ano antes da posse de Dilma no primeiro mandato, continua o repórter, a economia brasileira crescia num ritmo rápido: 7,5% ao ano.

“As exportações para o mercado global ajudaram a sustentar esse crescimento e fortaleceram a agenda populista do antecessor de Dilma, Luiz Inácio Lula da Silva.”

“Seu governo continuou oferecendo crédito barato para as principais empresas brasileiras por meio do banco de desenvolvimento estatal”, analisa, para afirmar que este e outros benefícios, mais a queda dos preços das matérias-primas em todo o mundo, contribuíram para aumentar o endividamento do Brasil.

No governo Dilma, os gastos do governo foram maiores do que a arrecadação, continuou ele.

O repórter ainda diz no texto que “diagnósticos das agências de classificação de risco Moody’s e Standard & Poor’s sugerem que os investidores que emprestaram dinheiro ao governo brasileiro correm risco de não serem pagos“.

Ele afirma também que Dilma anunciou, no ano passado, US$ 64 bilhões em investimentos em infraestrutura – mas que esse plano, assim como o de Trump, dependia do financiamento do setor privado.

“O fato é que o governo Dilma foi muito mais generoso com os ricos do que com os pobres”, afirmou De Bolle ao blogueiro – uma abordagem “muito parecida com a de Trump”.

No texto, o repórter faz um alerta. “Embora existam diferenças importantes entre as economias do Brasil e dos EUA, as políticas de Dilma servem como um exemplo de cautela para os recém-empoderados republicanos em Washington”, escreveu Ehrenfreund.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …