Francesa ficou presa por 2 semanas ao atravessar (por engano) a fronteira entre os EUA e o Canadá

Cedella Roman / Facebook

Cedella Roman foi presa por atravessar a fronteira acidentalmente quando corria

A francesa Cedella Roman, de 19 anos, passou o “maior susto da sua vida”: foi detida pelo serviço de imigração norte-americano e ficou presa durante duas semanas em um centro para imigrantes por ter atravessado, por engano, a fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos enquanto corria.

Após o choque e a liberação, Cedella Roman contou sua desagradável aventura à imprensa. “É inacreditável”, disse a jovem ao canal canadense CBC, que revelou a história em plena polêmica sobre a política migratória de “tolerância zero” de Donald Trump.

Natural de Briançon, nos Alpes franceses, a jovem decidiu, depois de acabar o ensino secundário, ir para o Canadá para “aprender inglês”. Roman vive, no momento, com a mãe em White Rock, na Colúmbia Britânica.

No dia 21 de maio, feriado no país, a jovem francesa aproveitou o fato de a mãe não estar trabalhando para ir à praia com ela e a irmã mais nova. Ao final do dia, resolveu fazer uma corrida.

“Comecei a correr, mas cheguei rapidamente ao fim da praia e percebi que a maré começava a subir”, recorda a jovem, que conta: resolveu então seguir por uma pequena estrada de terra e aproveitar para fotografar a paisagem antes de voltar para casa.

Foi quando dois agentes americanos a interceptaram, e a acusaram de entrar ilegalmente nos Estados Unidos. Surpreendida e sem documentos de identificação, Cedella tentou explicar que era francesa, que tinha visto de residência no Canadá e que tinha atravessado a fronteira “sem perceber”.

Os agentes foram cordiais, tentaram tranquilizá-la, mas a informaram, cerca de 20 minutos mais tarde, que estava presa e não poderia partir.

A jovem conta que foi levada “para um prédio”, onde suas impressões digitais foram recolhidas e seus objetos pessoais apreendidos. Foi só nesse momento que Cedella Roman começou a ter medo, muito medo.

Me senti como uma grande criminosa“, recorda, emocionada. Ela foi autorizada a telefonar para a mãe, que pensou inicialmente que se tratava de uma piada de mau gosto. “Só quando passei o telefone para um dos agentes da polícia é que a minha mãe percebeu o que se passava, e começou a entrar em pânico”, explica Roman.

A francesa foi transferida para um centro de detenção em Tacoma, no estado de Washington, na madrugada do dia 22 de maio. “Me vi em uma prisão, trancada o tempo todo em uma área cercada por arame farpado e com cães”. Durante 15 dias, a jovem dormiu em um grande quarto com 60 camas e uma centena de imigrantes.

“Tentávamos nos entender e nos ajudar. Havia uma boa atmosfera. Ver pessoas da África e de outros lugares presas por terem de faco tentado atravessar a fronteira me fez relativizar minha experiência“, salienta.

A mãe da jovem francesa lutou durante as duas semanas para libertar a filha. Chegou ao centro de detenção dois dias depois, com o passaporte e o visto da filha. Mas para sua surpresa, Roman não foi imediatamente liberada, por causa de um detalhe administrativo.

Segundo conta a mãe, “os americanos tentaram entrar em contato com o Canadá para obter o máximo de informações sobre mim. Mas como eu não sou canadense, isso demorou muito tempo”. A jovem foi finalmente liberada no dia 6 de junho, e regressou ao Canadá, antes de voltar à França, uma semana mais tarde.

Roman não foi processada judicialmente, mas está proibida de morar nos Estados Unidos. Questionados pela CBC, os serviços de imigração americanos se limitaram a confirmar que a jovem foi presa e liberada em 6 de junho.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …