Ele consumiu cogumelos da maneira errada e os fungos tomaram conta de seu sangue

Um exemplo da importância do conhecimento científico e do acompanhamento médico foi revelada através do caso de um homem internado recentemente na emergência de um hospital no estado de Nebraska, nos EUA.

Diagnosticado com Transtorno Bipolar e Depressão, para tentar por conta própria reduzir o uso de medicamentos pesados o homem de 30 anos que não teve a identidade revelada decidiu experimentar substituir os remédios pela psilocibina, uma substância alteradora de consciência presente em cogumelos alucinógenos, e que pode potencialmente servir como substituto para os tarjas preta convencionais em tais casos clínicos.

Ao invés, porém, de procurar um especialista o paciente decidiu conduzir ele próprio o tratamento – e acabou se envenenando severamente.

O caso foi reportado recentemente na publicação científica Journal of the Academy of Consultation-Liaison Psychiatry, depois que o homem foi levado ao hospital pela família, apresentando um quadro de confusão mental, cansaço, diarreia e icterícia, chegando até mesmo a vomitar sangue.

Foi quando os médicos descobriram que o paciente em questão, para substituir os medicamentos pela psilocibina, havia fervido um punhado dos chamados “cogumelos mágicos” em água, depois coado o líquido em um filtro de algodão, e injetado esse “chá” em sua corrente sanguínea.

O processo já se encontrava em estado avançado quando de sua chegada ao hospital – com o paciente apresentando problemas nos rins, no fígado, e iniciando um quadro de falência múltipla dos órgãos.

Um exame de sangue confirmou a gravidade da situação: a aplicação não só o havia intoxicado, como os cogumelos começavam a crescer em seu sangue, provocando os problemas em sua saúde. Imediatamente o paciente teve de ser entubado e posto sob ventilação artificial, para iniciar um processo de filtragem e limpeza de seu sangue.

Estudos de fato indicam que a psilocibina pode ser um substituto eficaz para quadros de depressão e outros problemas psiquiátricos, principalmente quando os medicamentos tradicionais não apresentam o efeito desejado – e o mesmo pode valer para quadros de ansiedade e depressão em situações, por exemplo, de diagnósticos graves.

Tal substituição, é claro, deve sempre ser feita sob indicação médica e com o devido acompanhamento, jamais sendo feita de forma caseira e improvisada, e nunca aplicando a química na veia – a psilocibina é consumida em pequenas quantidades, em pó ou em cápsula.

O caso retratado durou ainda 22 dias de internação e um longo tratamento contra o fungo, e felizmente o paciente sobreviveu.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …