Ele consumiu cogumelos da maneira errada e os fungos tomaram conta de seu sangue

Um exemplo da importância do conhecimento científico e do acompanhamento médico foi revelada através do caso de um homem internado recentemente na emergência de um hospital no estado de Nebraska, nos EUA.

Diagnosticado com Transtorno Bipolar e Depressão, para tentar por conta própria reduzir o uso de medicamentos pesados o homem de 30 anos que não teve a identidade revelada decidiu experimentar substituir os remédios pela psilocibina, uma substância alteradora de consciência presente em cogumelos alucinógenos, e que pode potencialmente servir como substituto para os tarjas preta convencionais em tais casos clínicos.

Ao invés, porém, de procurar um especialista o paciente decidiu conduzir ele próprio o tratamento – e acabou se envenenando severamente.

O caso foi reportado recentemente na publicação científica Journal of the Academy of Consultation-Liaison Psychiatry, depois que o homem foi levado ao hospital pela família, apresentando um quadro de confusão mental, cansaço, diarreia e icterícia, chegando até mesmo a vomitar sangue.

Foi quando os médicos descobriram que o paciente em questão, para substituir os medicamentos pela psilocibina, havia fervido um punhado dos chamados “cogumelos mágicos” em água, depois coado o líquido em um filtro de algodão, e injetado esse “chá” em sua corrente sanguínea.

O processo já se encontrava em estado avançado quando de sua chegada ao hospital – com o paciente apresentando problemas nos rins, no fígado, e iniciando um quadro de falência múltipla dos órgãos.

Um exame de sangue confirmou a gravidade da situação: a aplicação não só o havia intoxicado, como os cogumelos começavam a crescer em seu sangue, provocando os problemas em sua saúde. Imediatamente o paciente teve de ser entubado e posto sob ventilação artificial, para iniciar um processo de filtragem e limpeza de seu sangue.

Estudos de fato indicam que a psilocibina pode ser um substituto eficaz para quadros de depressão e outros problemas psiquiátricos, principalmente quando os medicamentos tradicionais não apresentam o efeito desejado – e o mesmo pode valer para quadros de ansiedade e depressão em situações, por exemplo, de diagnósticos graves.

Tal substituição, é claro, deve sempre ser feita sob indicação médica e com o devido acompanhamento, jamais sendo feita de forma caseira e improvisada, e nunca aplicando a química na veia – a psilocibina é consumida em pequenas quantidades, em pó ou em cápsula.

O caso retratado durou ainda 22 dias de internação e um longo tratamento contra o fungo, e felizmente o paciente sobreviveu.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …

Família real britânica: morre príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª, morreu nesta sexta-feira (09/04) aos 99 anos, anunciou o Palácio de Buckingham. Em um comunicado, o palácio disse: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou …

Dinamarca suspende vistos e se torna 1° país europeu a ordenar retorno de refugiados à Síria

A Dinamarca acredita que a situação na província de Damasco se encontra atualmente estabilizada e decidiu suspender as autorizações de residência temporária de várias centenas de sírios. Trata-se do primeiro país europeu a ordenar …