Italiano chora lágrimas de sangue (e deixa médicos perplexos)

É um caso incomum que deixou a comunidade científica perplexa. Esta semana, o New England Journal of Medicine reportou um caso clínico raro, que poucos profissionais vão encontrar durante a carreira.  

Um homem de 52 anos foi à emergência de uma unidade hospitalar na Itália  chorando lágrimas sanguerelata a revista médica. Esse é o tipo de caso clínico que nenhum médico espera encontrar, mesmo depois de toda a sua formação médica.

As lágrimas de sangue começaram a escorrer dos seus olhos duas horas antes e por alguns minutos antes de chegar ao hospital sem qualquer motivo aparente. Uma hora depois, o choro de sangue parou exatamente da mesma maneira que tinha começado – de forma espontânea e sem qualquer motivo aparente.

De acordo com a publicação, as lágrimas não afetaram a visão do italiano nem provocaram qualquer trauma ou problema de saúde. A revista relata ainda que nenhum episódio semelhante tinha acontecido até então ao paciente.

O homem tomava medicação para tratar hipertensão leve e, durante o exame, sua pressão arterial estava normal, tendo apenas uma leve hiperemia conjuntival (condição que faz com que os olhos fiquem vermelhos).

Depois de um diagnóstico mais minucioso, os médicos determinaram que se tratava de hemolacria, uma condição rara caracterizada pela presença de sangue nas lágrimas.

Sob as pálpebras do homem havia hemangiomas, tumores benignos causados por um crescimento anormal de vasos sanguíneos. Foi prescrito a ele timolol em gotas e, após a medicação, o paciente não voltou a sofrer episódios semelhantes durante mais de um ano.

As lágrimas de sangue podem ocorrer como resultado de infecção, inflamação ou lesão, bem como por tumores vasculares no olho e, apesar de serem uma condição física incomum, não está necessariamente associada a problemas graves de saúde.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Experiências de quase-morte: luz no fim do túnel pode ter explicação

Pessoas que estiveram à beira da morte afirmam ter visto uma luz branca brilhante no fim de um túnel e encontrado familiares ou animais de estimação. Apesar do tom sobrenatural, a ciência consegue explicar o …

Setenta anos depois, teste de DNA reúne mãe e filha pela primeira vez

Genevieve achava que sua bebê recém-nascida tinha morrido no parto. Mas não: foi adotada por uma família da Califórnia que mentiu sobre suas origens. Agora, mãe e filha se conheceram graças a um teste de …

“Lobisomem da Sibéria”: maior assassino em série da Rússia era policial e matou 78 mulheres

Um ex-policial russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado nesta segunda-feira (10) na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história …

Pacto Global para Migração da ONU é aprovado por mais de 150 países

O Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular das Nações Unidas (ONU) foi aprovado nesta segunda-feira (10) por mais de 150 países presentes na conferência intergovernamental da organização na cidade marroquina de Marraquexe. A …

Brasileiro é eleito para Associação Internacional de Seguridade Social

O secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Abi-Ramia Caetano, foi eleito para o cargo de secretário-geral da Associação Internacional de Seguridade Social (2019-2024). Ele será o primeiro brasileiro a ocupar a posição. Em …

Professora diz aos alunos que o Papai Noel não existe (e é demitida)

Uma professora substituta, em uma cidade norte-americana, já não vai voltar a ser chamada para dar aulas – além do Papai Noel, ela também “matou” o Coelhinho da Páscoa e a Fada do Dente. Por todo …

Maior quebra-cabeças do mundo é uma ilha congelada na Rússia

Localizado entre o Oceano Ártico e os mares gelados do norte da Sibéria, o aglomerado de rochas, conhecidas como as Ilhas da Nova Sibéria, é frio e remoto. As ilhas são uma tela quase desabitada coberta …

O melhor amigo do homem é a solução para a depressão

Há muito tempo se ouve pessoas dizerem, mas a Ciência acaba de comprovar: o cão é mesmo o melhor amigo do homem, sobretudo quando este sofre de depressão. De acordo com um novo estudo, realizado por …

O arroz “esconde” um perigo para o corpo humano

O arroz, grão amplamente utilizado por todo o mundo como parte essencial da dieta alimentar humana, pode acumular grandes quantidades de arsênico e outras toxinas, a maioria das quais entra no corpo durante a digestão. A …

Teste experimental detecta câncer em apenas 10 minutos

Cientistas australianos desenvolveram um novo teste capaz de detectar câncer em apenas 10 minutos, utilizando o DNA obtido através de uma amostra de sangue. A detecção precoce tem melhorado significativamente o prognóstico do câncer. Por esse …