Italiano chora lágrimas de sangue (e deixa médicos perplexos)

É um caso incomum que deixou a comunidade científica perplexa. Esta semana, o New England Journal of Medicine reportou um caso clínico raro, que poucos profissionais vão encontrar durante a carreira.  

Um homem de 52 anos foi à emergência de uma unidade hospitalar na Itália  chorando lágrimas sanguerelata a revista médica. Esse é o tipo de caso clínico que nenhum médico espera encontrar, mesmo depois de toda a sua formação médica.

As lágrimas de sangue começaram a escorrer dos seus olhos duas horas antes e por alguns minutos antes de chegar ao hospital sem qualquer motivo aparente. Uma hora depois, o choro de sangue parou exatamente da mesma maneira que tinha começado – de forma espontânea e sem qualquer motivo aparente.

De acordo com a publicação, as lágrimas não afetaram a visão do italiano nem provocaram qualquer trauma ou problema de saúde. A revista relata ainda que nenhum episódio semelhante tinha acontecido até então ao paciente.

O homem tomava medicação para tratar hipertensão leve e, durante o exame, sua pressão arterial estava normal, tendo apenas uma leve hiperemia conjuntival (condição que faz com que os olhos fiquem vermelhos).

Depois de um diagnóstico mais minucioso, os médicos determinaram que se tratava de hemolacria, uma condição rara caracterizada pela presença de sangue nas lágrimas.

Sob as pálpebras do homem havia hemangiomas, tumores benignos causados por um crescimento anormal de vasos sanguíneos. Foi prescrito a ele timolol em gotas e, após a medicação, o paciente não voltou a sofrer episódios semelhantes durante mais de um ano.

As lágrimas de sangue podem ocorrer como resultado de infecção, inflamação ou lesão, bem como por tumores vasculares no olho e, apesar de serem uma condição física incomum, não está necessariamente associada a problemas graves de saúde.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …