Esses dentes-de-sabre gigantes recém-descobertos caçavam rinocerontes

Roger Witter

Impressão artística do novo dente de sabre.

Usando técnicas detalhadas de comparação de fósseis, cientistas foram capazes de identificar uma nova espécie gigante de tigres dentes de sabre, Machairodus lahayishupup, que teria vivido os espaços na América do Norte entre 5 e 9 milhões de anos atrás.

Um dos maiores gatos já descobertos, estima-se que o M. lahayishupup teria uma massa corporal de cerca de 274 e possivelmente ainda maior. É um antigo parente do tigre dente de sabre conhecido Smilodon.

Um total de sete espécimes fósseis M. lahayishupup, incluindo braços e dentes superiores, foram analisados e comparados com outras espécies para identificar o novo felídeo, usando fósseis de coleções de museus em Oregon, Idaho, Texas e Califórnia, todos nos EUA.

“Uma das grandes histórias em tudo isso é que acabamos descobrindo espécime após espécime desse gato gigante em museus no oeste da América do Norte”, diz o paleobiólogo John Orcutt, da Universidade Gonzaga. “Eles eram claramente felídeos grandes.”

“O que não sabíamos então, que sabemos agora, é o teste de se o tamanho e a anatomia desses ossos nos diz alguma coisa – e ocorre que sim, eles dizem.”

A idade e o tamanho dos fósseis deram aos pesquisadores um bom ponto de partida. Em seguida, usaram imagens digitais e softwares especializados para encontrar semelhanças entre as relíquias; e diferenças em relação a outras espécies de felídeos, o que foi igualmente importante.

Pontos de referência nos espécimes mostraram que eram do mesmo felídeo gigante e que este animal era uma espécie que não havia sido identificada antes. Evidências adicionais vieram dos dentes, embora os pesquisadores admitam que os detalhes de como os felídeos dentes de sabre estavam relacionados uns com os outros é um pouco “confuso”.

Os braços superiores são cruciais nesses gatos para matar presas, e o maior fóssil de braço superior ou úmero descoberto no estudo era cerca de 1,4 vezes o tamanho do mesmo osso em um leão moderno. Isso lhe dá uma ideia de quão pesado e poderoso M. lahayishupup foi.

“Acreditamos que eram animais que estavam rotineiramente derrubando animais do tamanho de bisões”, diz o paleontólogo Jonathan Calede, da Universidade Estadual de Ohio. “Ele era, de longe, o maior gato vivo naquela época.”

Rinocerontes teriam sido abundantes na mesma época e podem ter sido presas que M. lahayishupup devorou, junto com camelos e preguiças significativamente maiores das que conhecemos hoje.

Embora as descobertas feitas desta nova espécie até agora não incluam os dentes de sabre icônicos em si, é significativo que M. lahayishupup tenha sido identificado principalmente a partir de ossos do úmero, mostrando o que é possível com o software de análise mais recente adicionado a muitas horas de estudo cuidadoso.

Olhar para tantos milhões de anos no passado não é fácil, e os pesquisadores dizem que uma árvore genealógica de felídeos dente de sabre mais detalhada será necessária para descobrir exatamente onde esta espécie se encaixa. As descobertas também abrem algumas questões evolutivas interessantes sobre esses gatos gigantes.

“Sabe-se que havia gatos gigantes na Europa, Ásia e África, e agora temos nosso próprio felídeo gigante dente de sabre na América do Norte durante esse período também”, diz Calede.

“Há um padrão muito interessante de evolução independente repetida em todos os continentes deste tamanho corporal gigante no que continua sendo uma maneira muito hiper-especializada de caça, ou esse animal gigante ancestral se espalhou para todos esses continentes. É uma pergunta paleontológica interessante.”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …