EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Gage Skidmore / Wikimedia

Joe Biden, Presidente dos EUA

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O anúncio foi feito pelo presidente americano, Joe Biden, nesta segunda-feira (17).

“Hoje anunciamos que vamos dividir doses da Moderna, Pfizer e Johnson & Johnson com o resto do mundo”, anunciou o presidente americano.

“Os Estados Unidos vão compartilhar pelo menos 20 milhões dessas doses“, acrescentou. “É cinco vezes mais do que qualquer país já tenha dado até hoje”, insistiu. “Mais do que a China ou a Rússia”, disse. Ele assegurou que os Estados Unidos não estavam distribuindo as vacinas para obter “o que quer que seja” em troca.

No fim de abril, Washington se comprometeu a fornecer para outros países 60 milhões de doses da AstraZeneca, mas o imunizante ainda não recebeu a autorização para uso das autoridades americanas. Três vacinas contra a vacina Covid-19 foram validadas no país: Pfizer/BioNTech, Moderna e Johnson & Johnson.

Os países do G7 e os membros da União Europeia (UE) seriam capazes de doar mais de 150 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para países desfavorecidos, a fim de tentar aliviar as desigualdades no acesso aos imunizantes, disse o Unicef neste domingo (16).

Essa quantidade poderia ser alcançada se o grupo dos sete países mais ricos do mundo – cujos líderes se reunirão em junho em cúpula na Inglaterra – e os membros da União Europeia compartilhassem apenas 20% de suas reservas de vacinas em junho, julho e agosto.

É o que indica um estudo realizado pela Airfinity, um escritório especializado em análise de dados científicos, financiado pela filial britânica do Unicef. “E eles poderiam fazer isso cumprindo os compromissos de vacinação de sua própria população”, esclareceu Henrietta Fore, diretora-geral da agência da ONU.

As vacinas contra o novo coronavírus continuam escassas devido à produção insuficiente, enquanto o mecanismo internacional Covax, implementado para tentar evitar que os países ricos fiquem com a maioria das doses, está longe de realizar a distribuição que previa.

O sistema Covax foi estabelecido pela Aliança Global de Vacinas (Gavi), as Nações Unidas (ONU) e a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi).

Pfizer poderá ficar um mês de geladeira, diz agência europeia

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) informou nesta segunda-feira (17) que a vacina da Pfizer/BioNTech pode ser conservada no refrigerador por até um mês. A medida deve faciltiar sua aplicação na União Europeia (UE).

O período de armazenamento sob refrigeração dos frascos fechados da vacina são, desta forma, prolongados em relação aos cinco dias iniciais, acrescentou a agência europeia.

“Esta mudança amplia o período de armazenamento aprovado do frasco descongelado de 2º a 8ºC de cinco dias a um mês (31 dias)“, explicou a agência europeia. “Espera-se que o aumento da flexibilidade no armazenamento e na manipulação da vacina tenha um impacto significativo no planejamento e na logística” da vacinação, acrescentou o órgão.

Em março, a EMA informou que os frascos podiam ser armazenados em congeladores convencionais antes de permitir sua conservação em frigoríficos por curtos períodos de tempo. O laboratório alemão BioNTech, que desenvolveu a vacina com o americano Pfizer, assegurou que a mudança se baseia em novos dados de estudos que confirmam a “qualidade” do produto durante “31 dias”.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …