Turistas “madrugam” para visitar Disneyland Paris, que reabre após oito meses por causa da pandemia

Depois de oito meses de portas fechadas, o parque Disneyland Paris reabriu para o público nesta quinta-feira (17). A atração, um dos principais destinos turísticos da Europa, volta a funcionar, mas mantém medidas sanitárias “reforçadas”, incluindo o uso obrigatório de máscara a partir dos 6 anos de idade.

A partir das 8h50, os primeiros visitantes, adultos e crianças, muitos deles fantasiados, foram recebidos na Town Square e depois na Main Street por uma guarda de honra de funcionários e por um baile de personagens emblemáticos do universo Disney.

Estou emocionada, quero chorar, mas estou me controlando”, desabafa após a abertura dos portões uma jovem, toda vestida de branco, com bolsa, “pins” e arco com orelhas à imagem da personagem Marie, de “Aristogatas”. “Saí de Reims (nordeste da França) às 6h15 para não ter que fazer fila na entrada”, diz esta assídua visitante, que costumava visitar o parque uma vez por semana.

Corremos assim que reabriram as bilheterias”, conta um rapaz vestido de Minnie Princesa da cabeça aos pés. “Reservei várias datas no mês de julho”, confessa.

Apesar das restrições sanitárias que tornam mais difíceis as viagens, alguns visitantes vindos do exterior também marcaram presença. Uma turista belga conta que saiu de casa às 4h da madrugada para ser uma das primeiras a entrar no parque.

Os adultos presentes nesta reabertura estavam tão empolgados quando as crianças. “Mal podia esperar”, disse Maxime, de 9 anos, que contou que não conseguia “dormir há três dias” diante da perspectiva de voltar ao parque. “Há muito tempo que eu senti falta daqui“, afirma Johanna, uma Branca de Neve de 6 anos. “Por causa da Covid, não podia vir “, lamentou a pequena.

Alguns visitantes puderam se divertir antes mesmo da reabertura, já que a Disney possibilitou que seus assinantes anuais pudessem visitar as atrações nos dois dias anteriores à sua reabertura oficial, 15 e 16 de junho.

Capacidade reduzida

Fechada desde 30 de outubro de 2020, a Disneyland Paris reabriu ao público, mas com capacidade reduzida. Hoje, “podemos acomodar 28.000 pessoas, o que limita as entradas” do parque, que tem capacidade para receber “até 50.000 visitantes por dia“, explica Djamila Ouaz, delegada do sindicato CFDT.

Todas as atrações e lojas estão abertas, mas os visitantes a partir de 6 anos, assim como os funcionários, devem usar máscara “durante todo o dia”, frisou a Disneyland Paris em um comunicado à imprensa. “Impusemos medidas sanitárias reforçadas em todo nosso ‘resort’, nas nossas atrações, lojas, hotéis e restaurantes”, insistiu a presidente do parque.

2.000 distribuidores de álcool em gel

Para limitar a disseminação do coronavírus, foram espalhados pelo chão adesivos que lembram o distaciamento físico obrigatório e painéis de acrílico foram colocados na frente e, às vezes, dentro das próprias atrações. Também foram instalados cerca de 2.000 pontos com “dispenser” de álcool em gel.

Dos sete hotéis, apenas o Newport Bay Club está aberto. A inauguração do novo Hotel New York, com 561 quartos dedicados ao universo Marvel, será em 21 de junho.

Depois de um primeiro fechamento entre 13 de março e 15 de julho de 2020, o parque, um dos principais destinos turísticos na Europa, voltou a fechar as portas mais duas vezes. Os franceses representam tradicionalmente cerca da metade dos visitantes.

Demissões

No início de 2021, os sindicatos e a direção firmaram um acordo coletivo de rescisão contratual (RCC), que previa até 1.060 demissões. Segundo Djamila Ouaz, cerca de 1.100 pessoas foram mandadas embora, levando o atual número de funcionários para “14.700, sem contratos temporários”.

De acordo com o sindicato CFDT, o parque recebeu 3,5 milhões de visitantes em 2020. A Disneyland Paris não divulga o número de visitantes anuais desde 2015, quando atingiu 14,8 milhões.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …