Turistas “madrugam” para visitar Disneyland Paris, que reabre após oito meses por causa da pandemia

Depois de oito meses de portas fechadas, o parque Disneyland Paris reabriu para o público nesta quinta-feira (17). A atração, um dos principais destinos turísticos da Europa, volta a funcionar, mas mantém medidas sanitárias “reforçadas”, incluindo o uso obrigatório de máscara a partir dos 6 anos de idade.

A partir das 8h50, os primeiros visitantes, adultos e crianças, muitos deles fantasiados, foram recebidos na Town Square e depois na Main Street por uma guarda de honra de funcionários e por um baile de personagens emblemáticos do universo Disney.

Estou emocionada, quero chorar, mas estou me controlando”, desabafa após a abertura dos portões uma jovem, toda vestida de branco, com bolsa, “pins” e arco com orelhas à imagem da personagem Marie, de “Aristogatas”. “Saí de Reims (nordeste da França) às 6h15 para não ter que fazer fila na entrada”, diz esta assídua visitante, que costumava visitar o parque uma vez por semana.

Corremos assim que reabriram as bilheterias”, conta um rapaz vestido de Minnie Princesa da cabeça aos pés. “Reservei várias datas no mês de julho”, confessa.

Apesar das restrições sanitárias que tornam mais difíceis as viagens, alguns visitantes vindos do exterior também marcaram presença. Uma turista belga conta que saiu de casa às 4h da madrugada para ser uma das primeiras a entrar no parque.

Os adultos presentes nesta reabertura estavam tão empolgados quando as crianças. “Mal podia esperar”, disse Maxime, de 9 anos, que contou que não conseguia “dormir há três dias” diante da perspectiva de voltar ao parque. “Há muito tempo que eu senti falta daqui“, afirma Johanna, uma Branca de Neve de 6 anos. “Por causa da Covid, não podia vir “, lamentou a pequena.

Alguns visitantes puderam se divertir antes mesmo da reabertura, já que a Disney possibilitou que seus assinantes anuais pudessem visitar as atrações nos dois dias anteriores à sua reabertura oficial, 15 e 16 de junho.

Capacidade reduzida

Fechada desde 30 de outubro de 2020, a Disneyland Paris reabriu ao público, mas com capacidade reduzida. Hoje, “podemos acomodar 28.000 pessoas, o que limita as entradas” do parque, que tem capacidade para receber “até 50.000 visitantes por dia“, explica Djamila Ouaz, delegada do sindicato CFDT.

Todas as atrações e lojas estão abertas, mas os visitantes a partir de 6 anos, assim como os funcionários, devem usar máscara “durante todo o dia”, frisou a Disneyland Paris em um comunicado à imprensa. “Impusemos medidas sanitárias reforçadas em todo nosso ‘resort’, nas nossas atrações, lojas, hotéis e restaurantes”, insistiu a presidente do parque.

2.000 distribuidores de álcool em gel

Para limitar a disseminação do coronavírus, foram espalhados pelo chão adesivos que lembram o distaciamento físico obrigatório e painéis de acrílico foram colocados na frente e, às vezes, dentro das próprias atrações. Também foram instalados cerca de 2.000 pontos com “dispenser” de álcool em gel.

Dos sete hotéis, apenas o Newport Bay Club está aberto. A inauguração do novo Hotel New York, com 561 quartos dedicados ao universo Marvel, será em 21 de junho.

Depois de um primeiro fechamento entre 13 de março e 15 de julho de 2020, o parque, um dos principais destinos turísticos na Europa, voltou a fechar as portas mais duas vezes. Os franceses representam tradicionalmente cerca da metade dos visitantes.

Demissões

No início de 2021, os sindicatos e a direção firmaram um acordo coletivo de rescisão contratual (RCC), que previa até 1.060 demissões. Segundo Djamila Ouaz, cerca de 1.100 pessoas foram mandadas embora, levando o atual número de funcionários para “14.700, sem contratos temporários”.

De acordo com o sindicato CFDT, o parque recebeu 3,5 milhões de visitantes em 2020. A Disneyland Paris não divulga o número de visitantes anuais desde 2015, quando atingiu 14,8 milhões.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …