Turistas “madrugam” para visitar Disneyland Paris, que reabre após oito meses por causa da pandemia

Depois de oito meses de portas fechadas, o parque Disneyland Paris reabriu para o público nesta quinta-feira (17). A atração, um dos principais destinos turísticos da Europa, volta a funcionar, mas mantém medidas sanitárias “reforçadas”, incluindo o uso obrigatório de máscara a partir dos 6 anos de idade.

A partir das 8h50, os primeiros visitantes, adultos e crianças, muitos deles fantasiados, foram recebidos na Town Square e depois na Main Street por uma guarda de honra de funcionários e por um baile de personagens emblemáticos do universo Disney.

Estou emocionada, quero chorar, mas estou me controlando”, desabafa após a abertura dos portões uma jovem, toda vestida de branco, com bolsa, “pins” e arco com orelhas à imagem da personagem Marie, de “Aristogatas”. “Saí de Reims (nordeste da França) às 6h15 para não ter que fazer fila na entrada”, diz esta assídua visitante, que costumava visitar o parque uma vez por semana.

Corremos assim que reabriram as bilheterias”, conta um rapaz vestido de Minnie Princesa da cabeça aos pés. “Reservei várias datas no mês de julho”, confessa.

Apesar das restrições sanitárias que tornam mais difíceis as viagens, alguns visitantes vindos do exterior também marcaram presença. Uma turista belga conta que saiu de casa às 4h da madrugada para ser uma das primeiras a entrar no parque.

Os adultos presentes nesta reabertura estavam tão empolgados quando as crianças. “Mal podia esperar”, disse Maxime, de 9 anos, que contou que não conseguia “dormir há três dias” diante da perspectiva de voltar ao parque. “Há muito tempo que eu senti falta daqui“, afirma Johanna, uma Branca de Neve de 6 anos. “Por causa da Covid, não podia vir “, lamentou a pequena.

Alguns visitantes puderam se divertir antes mesmo da reabertura, já que a Disney possibilitou que seus assinantes anuais pudessem visitar as atrações nos dois dias anteriores à sua reabertura oficial, 15 e 16 de junho.

Capacidade reduzida

Fechada desde 30 de outubro de 2020, a Disneyland Paris reabriu ao público, mas com capacidade reduzida. Hoje, “podemos acomodar 28.000 pessoas, o que limita as entradas” do parque, que tem capacidade para receber “até 50.000 visitantes por dia“, explica Djamila Ouaz, delegada do sindicato CFDT.

Todas as atrações e lojas estão abertas, mas os visitantes a partir de 6 anos, assim como os funcionários, devem usar máscara “durante todo o dia”, frisou a Disneyland Paris em um comunicado à imprensa. “Impusemos medidas sanitárias reforçadas em todo nosso ‘resort’, nas nossas atrações, lojas, hotéis e restaurantes”, insistiu a presidente do parque.

2.000 distribuidores de álcool em gel

Para limitar a disseminação do coronavírus, foram espalhados pelo chão adesivos que lembram o distaciamento físico obrigatório e painéis de acrílico foram colocados na frente e, às vezes, dentro das próprias atrações. Também foram instalados cerca de 2.000 pontos com “dispenser” de álcool em gel.

Dos sete hotéis, apenas o Newport Bay Club está aberto. A inauguração do novo Hotel New York, com 561 quartos dedicados ao universo Marvel, será em 21 de junho.

Depois de um primeiro fechamento entre 13 de março e 15 de julho de 2020, o parque, um dos principais destinos turísticos na Europa, voltou a fechar as portas mais duas vezes. Os franceses representam tradicionalmente cerca da metade dos visitantes.

Demissões

No início de 2021, os sindicatos e a direção firmaram um acordo coletivo de rescisão contratual (RCC), que previa até 1.060 demissões. Segundo Djamila Ouaz, cerca de 1.100 pessoas foram mandadas embora, levando o atual número de funcionários para “14.700, sem contratos temporários”.

De acordo com o sindicato CFDT, o parque recebeu 3,5 milhões de visitantes em 2020. A Disneyland Paris não divulga o número de visitantes anuais desde 2015, quando atingiu 14,8 milhões.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …