ONGs lutam para retirar animais de Cabul

Ex-militar britânico que fundou abrigo em Cabul se recusa a sair do Afeganistão sem membros da sua equipe e 140 cães e 60 gatos cuidados pela entidade. Após forte pressão, governo britânico autoriza voo.

Organizações que cuidam de animais no Afeganistão lutam para encontrar meios de retirar centenas de cachorros e gatos do país até o prazo final para as evacuações, marcado para o dia 31 de agosto.

Um ex-fuzileiro naval britânico que administra um abrigo para animais no aeroporto de Cabul passou horas tentando conseguir lugar em um dos voos para fora do país para sua equipe, dezenas de animais e para ele próprio.

Depois de 10 horas, Paul Farthing postou uma mensagem no Twitter direcionada ao porta-voz do Talibã dizendo que recebeu garantia de que teria passagem para o aeroporto. “Eu realmente gostaria de ir para casa agora”, afirmou.

O britânico conseguiu autorização para embarcar em um voo com sua equipe, mas vinha pressionando para retirar do país em torno de 140 cães e 60 gatos do abrigo Nowzad, fundado em 2007 por ele após servir nas Forças Armadas de seu país por 22 anos, boa parte desse tempo no Afeganistão.

Nowzad era o nome do primeiro cão resgatado por ele. Desde então, Farthing reuniu uma equipe de 25 pessoas, incluindo três das primeiras mulheres veterinárias do país.

Ele vinha pedindo que os membros de sua equipe e suas famílias fossem evacuados e aceitos como refugiados no Reino Unido. Ele diz que o abrigo poderia sofre represálias, uma vez que era financiado por fontes estrangeiras.

“Eu tinha uma oportunidade, pelo fato de que sou um cidadão britânico, e usarei isso para todos os efeitos. Por isso, disse que não vou sair até que minha equipe deixe o país”, afirmou.

Governo britânico pressionado

Várias celebridades britânicas expressaram apoio a Farthing e lançaram fortes críticas ao governo nas redes sociais. Seus apoiadores criticavam o secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, que se recusou a embarcar os animais em um avião da Força Aérea Real (RAF) britânica. “Nesse momento, tenho de priorizar pessoas ao invés de pets”, afirmou.

Mais tarde aumentaram as esperanças para o ex-soldado e seus animais. “Agora que a equipe de Pan Farthing foi autorizada, orientei o Ministério da Defesa a facilitar seu processo, juntamente com todas aos outras pessoas elegíveis. A esse ponto, se ele chegar com seus animais, vamos procurar um lugar em seu avião”, disse Wallace nesta quarta-feira.

“Se ele não vier com seus animais, ele e sus equipe poderão embarcar em um voo da RAF. Eu venho insistindo o tempo todo que devemos processar primeiro os que estão sob maiores riscos”, disse Wallace.

O ministro britânico das Forças Armadas, James Heappey, afirmou nesta quinta-feira (26/08) que as forças britânicas no aeroporto iriam viabilizar o voo, mas que o mais difícil era fazer com que Farthing consiga chegar ao aeroporto.

O Reino Unido vem alertando que as pessoas devem se manter longe do aeroporto em razão de “relatos bastante críveis de ataques iminentes” por islamistas ligados ao grupo extremista “Estado Islâmico” (EI).

Outra organização, a Kabul Small Animal Rescue, vem lutando para angariar 1,5 milhão de dólares para tirar em torno de de 120 cães e 100 gatos, além de sua equipe, do Afeganistão. A ONG ainda precisa de caixas para o transporte dos animais e os vistos e autorizações para leva-los até outro país.

Charlotte Maxwell-Jones, diretora da ONG nos Estados Unidos, disse que não há como garantir que todos possam deixar o país até 31 de agosto. Ela afirmou que os custos de viagem estão bastante altos. A partir da Jordânia, os preços do transporte em aviões de carga subiram para 800 mil dólares. Até o início da semana, a entidade tinha conseguido arrecadar 700 mil dólares.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …