Afeganistão: vários militares americanos morreram ou ficaram feridos no atentado duplo em Cabul

Akhter Gulfam / EPA

Afegãos tentam fugir do país e amontoam-se à entrada do aeroporto de Cabul.

Vários militares americanos morreram ou ficaram feridos no atentado duplo que atingiu o aeroporto de Cabul nesta quinta-feira (26), disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby. O número de mortos após as duas explosões do lado de fora do aeroporto de Cabul pode ser maior que 20, confirmou um porta-voz do Talibã.

Atualizações posteriores diziam que 12 militares americanos morreram e 15 ficaram feridos nesta quinta-feira (26) em dois ataques suicidas no aeroporto de Cabul, executados por militantes do grupo extremista Estado Islâmico (EI), informou o Pentágono.

Os EUA estariam decidido a adotar represálias contra o grupo Estado Islâmico pelo atentado duplo no aeroporto de Cabul.

Vários civis afegãos também morreram e ficaram feridos no ataque”, disse o general Kenneth McKenzie, chefe do Comando Central dos Estados Unidos.

“Podemos confirmar que vários militares americanos morreram no complexo ataque de hoje contra o aeroporto de Cabul” e que “vários outros estão sendo tratados por feridas”, disse, mais cedo,Kirby em um comunicado, classificando o atentado como um “ataque hediondo”.

“Nossa informação inicial é de entre 13 e 20 mortos e 52 feridos“, disse o porta-voz Zabihullah Mujahid.

Pânico

Um “pânico total” tomou conta nesta dos afegãos que se reuniam perto do aeroporto de Cabul, atingidos por duas explosões mortais, disseram testemunhas, poucas horas depois de países ocidentais alertarem para o alto risco de ataque.

Poucos dias antes do prazo final de 31 de agosto estabelecido pelo presidente dos EUA, Joe Biden, para retirar as tropas estrangeiras do Afeganistão e concluir a retirada daqueles que querem fugir do país, agora nas mãos do Talibã, milhares de candidatos à retirada ainda estavam concentrados nesta quinta-feira perto o aeroporto.

Eles haviam ignorado os alertas ocidentais emitidos desde o dia anterior e citando ameaças confiáveis ​​de ataques suicidas ao redor do complexo, onde uma gigantesca ponte aérea foi organizada pelo Ocidente desde a repentina tomada de poder pelo Talibã em meados de agosto.

Mas quando o sol começou a se pôr sobre a capital afegã, duas explosões soaram.

Fotos postadas nas redes sociais mostraram pessoas ensanguentadas sendo carregadas em carrinhos de mão ou uma criança segurando o braço de um homem com ferimento na cabeça.

Outras imagens mostraram corpos espalhados na água de um canal de drenagem, enquanto os sobreviventes se levantavam.

Gritos desesperados por ajuda podiam ser ouvidos enquanto as pessoas procuravam por seus entes queridos após as explosões.

Uma densa fumaça subiu no ar, enquanto homens, mulheres e crianças corriam em todas as direções para fugir do local das explosões.

Operações de retirada continuam

As operações britânicas para evacuar o Afeganistão continuarão apesar dos ataques “bárbaros” em frente ao aeroporto de Cabul, que deixaram pelo menos seis mortos e dezenas de feridos, anunciou o primeiro-ministro Boris Johnson na quinta-feira.

“Vamos continuar nossa operação. E agora estamos chegando ao fim, exatamente o fim”, disse o chefe de governo.

Johnson falou após uma reunião interministerial de crise após as duas explosões mortais que afetaram o aeroporto, que fez segundo um último saldo de 13 a 20 mortos e dezenas de feridos, incluindo soldados americanos.

“Claramente o que este ataque mostra é a importância de continuar este trabalho o mais rápido e eficiente possível nas horas que nos restam, e é isso que vamos fazer”, acrescentou Boris Johnson.

O primeiro-ministro acrescentou que a “esmagadora maioria” dos afegãos elegíveis para o sistema de asilo aberto pelo governo britânico aos afegãos que trabalharam em seu país para o Reino Unido e suas famílias “foram evacuados”.

Ele reiterou que espera que o Talibã permita que “aqueles que desejam deixar o Afeganistão após esta primeira fase” o façam.

Na quarta-feira (25), o Reino Unido anunciou que evacuou 11.474 pessoas desde 13 de agosto, incluindo quase 7.000 afegãos. Boris Johnson disse a ele na manhã de quinta-feira “cerca de 15.000 pessoas evacuadas”.

O Ministério da Defesa disse no Twitter que “nenhuma vítima do exército britânico ou do governo foi relatada” nas explosões em Cabul nesta quinta-feira.

Alemanha

A Alemanha concluiu a evacuação de seus soldados e equipe diplomática do Afeganistão, anunciou a ministra da Defesa nesta quinta-feira (26), após duas explosões no aeroporto de Cabul.

“Todos os soldados, membros do ministério das Relações Exteriores e da polícia federal que realizaram esta missão até um final seguro para nós, forma retirados de Cabul por avião”, informou Annegret Kramp-Karrenbauer em declaração à imprensa.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …