Rússia extermina animais de rua por causa da Copa do Mundo

O comitê de proteção ambiental da Câmara Baixa da Rússia tem recebido petições de ativistas que afirmam: “animais sem dono estão sendo baleados em massa”.

A poucos meses do início da Copa do Mundo de Futebol de 2018, na Rússia, um deputado do país denunciou a matança de milhares de cães que vivem nas ruas das cidades que vão sediar o torneio.

Segundo o El País, que cita o deputado que denunciou a situação, as autoridades regionais seguem ordens para estabelecer uma operação para acabar com a vida de centenas de animais de rua.

“Recebemos muitas petições de ativistas de direitos dos animais e cidadãos solidários que afirmam que os cães estão sendo exterminados em massa e submetidos à eutanásia em várias cidades-sede da Copa”, protestou o chefe do comitê de proteção ambiental da Câmara Baixa russa, Vladimir Burmatov, ao Parlamentskaya Gazeta.

Os cães de rua são comuns nas cidades russas devido à resistência pública de esterilizar animais de estimação. No mês passado, o vice-primeiro ministro da Federação Russa, Vitaly Mutko, estimou cerca de 2 milhões de animais de rua nas cidades-sede e pediu que o problema fosse resolvido de forma humanitária.

Burmatov disse que seu comitê enviou uma carta oficial ao ministro do Desporto, Pavel Kolobkov, alertando para o “extermínio em massa de animais sem dono”. Na carta, Burmatov também pediu que solicitasse às autoridades regionais o uso de “métodos humanitários sem acabar com a vida dos animais, mutilá-los ou feri-los”.

O chefe do comitê de proteção ambiental sugeriu que os cães de rua fossem colocados em centros de detenção temporária e esterilizados. Na sua opinião, essa medida não seria mais trabalhosa do que matá-los e melhoraria a imagem da Rússia.

“Esses sinais preocupantes devem acabar, a reputação do nosso país está em jogo. Não somos selvagens realizando massacres em massa de animais nas ruas, puxando seus corpos ensanguentados em caminhões e levando-os pela cidade”.

E acrescentou: “Com o mesmo dinheiro é possível fazer facilmente a captura, a vacinação, a esterilização e colocar os animais nos centros de detenção”. Em resposta à carta, o ministro do Desporto afirmou que tinha ordenado às cidades-sede que utilizassem métodos humanitários para evitar uma reação pública negativa.

Até o momento, 6.700 pessoas assinaram um abaixo-assinado organizado pela World Animal Rescue, contra o extermínio cruel de animais de rua que as autoridades russas promovem nas 11 cidades-sede da competição.

A quase um mês do evento, os governos locais investem cerca de 2 milhões de dólares para formar “esquadrões de mortes caninas”, tratam-se de grupos que usam métodos cruéis para sacrificar os animais.

A Copa 2018 será realizada em 11 cidades russas neste verão no hemisfério norte (inverno no Brasil), do enclave de Kaliningrado, no oeste do país, até Ecaterimburgo, no leste. A competição começa no dia 14 de junho às 17h com o jogo entre a Rússia e a Arábia Saudita. A final acontece em 15 de julho, na capital russa, Moscou

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …