Bolsonaro pede à população que tome banho frio e evite elevador

Marcelo Camargo / Agência Brasil

Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro pediu nesta quinta-feira (23/09) à população que tome banho frio e evite usar o elevador para economizar energia elétrica.

“Aqui são três andares. Quando tem que descer, mesmo que o elevador esteja aberto na minha frente, eu desço pela escada. Se puder fazer a mesma coisa no seu prédio… Ajude a gente. Quanto menos mexer no elevador, mais economia de energia nós temos”, apelou o presidente durante a sua live semanal nas redes sociais.

“Tomar banho é bom, mas se puder tomar banho frio, é muito mais saudável. Ajude o Brasil”, acrescentou.

Também o uso do ar condicionado foi tema da declaração presidencial. “Está com 20ºC, passa para 24ºC, gasta menos energia”, sugeriu Bolsonaro.

Risco de apagão

O Brasil atravessa a maior crise hídrica dos últimos 91 anos, o que levou a um forte aumento dos custos de energia e acendeu os alertas sobre a possibilidade de racionamento de eletricidade e água nos próximos meses. A seca deixou em níveis mínimos as barragens das principais hidroelétricas do país.

“Estamos enfrentando a maior crise hidrológica da história do Brasil”, declarou Bolsonaro no início de setembro. “Em novembro, se Deus quiser, começa a época da chuva. Se [a chuva] não chegar, teremos problemas”, frisou.

Nas últimas semanas, o governo adotou um conjunto de medidas para mitigar os efeitos da crise hídrica, como o aumento do preço da eletricidade e incentivos para estimular a redução do consumo empresarial e doméstico.

No entanto, especialistas consideraram as medidas insuficientes e não descartaram a possibilidade de apagões nas próximas semanas.

De acordo com um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado em agosto, 90% dos industriais brasileiros estão preocupados com o risco de racionamento de eletricidade ou com um aumento dos custos energéticos devido à atual crise hídrica.

Dados recentes, divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), nas regiões sudeste e centro-oeste, responsáveis por cerca de 70% do armazenamento de água do país, os depósitos hídricos estão com uma média de cerca de 20% da capacidade.

Da mesma forma, algumas das principais barragens já atingiram o nível mínimo para continuarem a gerar energia elétrica.

Ciberia // DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …