Bolsonaro é avaliado positivamente por 37% da população, diz pesquisa

Marcelo Camargo / Agência Brasil

O deputado Jair Bolsonaro

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) e classe A/B (31%).

Em pesquisa feita pela EXAME/IDEIA, divulgada nesta sexta-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro manteve seus índices de avaliação e atingiu 37% nos conceitos “ótimo/bom”. Analogamente, o mesmo percentual, 35%, classificou a gestão de Bolsonaro como ruim ou péssima. Para outros 37%, a atuação do governo é regular.

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) e classe A/B (31%).

Em pesquisa feita pela EXAME/IDEIA, divulgada nesta sexta-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro manteve seus índices de avaliação e atingiu 37% nos conceitos “ótimo/bom”. Analogamente, o mesmo percentual, 35%, classificou a gestão de Bolsonaro como ruim ou péssima. Para outros 37%, a atuação do governo é regular.

​A taxa de maior aprovação (57%) está localizada no norte do país, seguido por, respectivamente, centro-oeste (48%) e a região sul (47%). No sudeste, 29% da população avaliou o governo como péssimo.

“Os números mostram que a avaliação do presidente mantém-se resiliente, dentro da margem de erro. O trabalho revela também que a eleição municipal pode ter surpresas até 15 de novembro. É notável que 21% dos entrevistados talvez não votem por causa da pandemia. E que 50% sequer escolheram em quem votar”, afirma Renato Mimica, diretor da Exame Research.

O estudo promoveu 1.200 entrevistas, entre homens e mulheres residentes no Brasil com idade igual ou superior a 16 anos. A pesquisa tem uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Além dos índices de popularidade, a pesquisa também apresentou questões relevantes sobre as eleições municipais deste ano, e o tema da corrupção no Brasil.

Corrupção

No atual governo, há uma divisão da opinião pública sobre a evolução da corrupção no Brasil. Para 37% nem aumentou, e nem diminuiu. Enquanto isso, 34% acreditam que aumentou, e 25% consideram que diminuiu.

O que mais acreditam na redução da corrupção são da região Norte (40%). De acordo com a EXAME/IDEIA, a perspectiva sobre a evolução da corrupção no governo é: para 29% vai aumentar, 35% acreditam que será igual, e para 27% deve diminuir.

O estudo ressalta a importância deste tema, uma vez que a avaliação/aprovação do governo é a principal variável que define o otimismo ou pessimismo sobre o tema da corrupção.

Eleições Municipais

O cenário descrito pela pesquisa mostra que podem ocorrer muitas variações e surpresas nos pleitos municipais até o dia 15 de novembro. O número de eleitores que irá às urnas, por exemplo, é incerto: o estudo indica que 21% talvez não votem por causa da pandemia.

O EXAME/IDEIA também concluiu que 50% dos brasileiros ainda não escolheram um(a) candidato(a). Nos segmentos de renda/escolaridade mais baixas, os números chegam a quase dois terços dos eleitores (63% da classe D/E por exemplo). Entre esses, 27% devem definir o(a) candidato(a) na última semana e 16% somente no dia de votar.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Os estados quânticos mais extremos são descobertos por cientistas

Pela primeira vez, físicos descobriram uma maneira de definir matematicamente o grau de quanticidade que qualquer coisa — seja partícula, átomo, molécula ou mesmo um planeta — exibe A partícula de luz é uma bola zunindo …

Itália supera a marca de 50 mil mortos por COVID-19

Primeiro país ocidental a registrar casos da doença torna-se o sexto do mundo a alcançar esta marca. País é o que mais teve mortes no continente nos últimos dias. O governo italiano informou nesta segunda-feira (23) …

Covid-19: EUA pretendem lançar campanha de vacinação em dezembro

O país, o mais atingido pela epidemia no mundo, espera vacinar sua população 24 horas após a concessão da autorização de emergência pelo FDA, a agência americana reguladora de medicamentos. A reunião pública de …

França quer punir delito de "ecocídio"

Membros do governo francês anunciaram neste domingo (22/11) que pretendem promover uma projeto de lei para punir o "delito de ecocídio" com o objetivo de combater danos graves e intencionais ao meio ambiente, com previsão …

Barco em formato de ziper “abre” os mares enquanto navega

Se na fábula bíblica Moisés abriu o Mar Vermelho, o designer japonês Yasuhiro Suziki decidiu tornar a metáfora quase literal, ao criar um barco no formato de um imenso zíper. O resultado é ao mesmo tempo …

Soldado medieval encontrado com espada e facas no fundo de um lago da Lituânia

Mais de 500 anos atrás, o corpo de um soldado medieval assentou no fundo de um lago da Lituânia e por séculos ficou escondido sob a lama. Agora, esses restos submersos finalmente foram encontrados. O esqueleto …

Como cientistas querem fazer 'viagem no tempo' por meio do olfato

Pinturas como a Mona Lisa atraem milhões de visitantes todos os anos a museus em todo o mundo. Imagine se, junto ao impacto visual da obra-prima de Leonardo da Vinci, eles também pudessem sentir o …

Companhias aéreas que voam para o Brasil em meio à pandemia

Maioria das empresas aéreas cortou rotas internacionais para o Brasil devido ao coronavírus e fechamento de fronteiras. Porém, algumas ainda têm voos programados. Veja a lista. Várias companhias aéreas cortaram voos internacionais para o Brasil devido …

Mais de 500 pescadores contraem doença de pele misteriosa no Senegal

Mais de 500 pescadores foram infectados por um doença de pele misteriosa no Senegal após retornarem do mar, informou um oficial sênior de Saúde do governo nesta quinta-feira (19). Os homens, que vêm de diversas cidade …

Animais domésticos ou silvestres não transmitem Covid-19 na França, diz agência sanitária

Após a análise de novos dados científicos, a agência nacional de segurança sanitária da França (ANSES) atualizou nesta quinta-feira (19) o relatório publicado em abril de 2020 sobre o potencial de transmissão da Covid-19 por …