Filho “preferido” de Bin Laden entra na lista de terroristas dos Estados Unidos

(cv)

Hamza bin Laden, filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, filho de Osama bin Laden

O governo dos Estados Unidos incluiu Hamza Bin Laden em sua lista de pessoas ligadas ao terrorismo devido à sua suposta liderança ativa na organização Al-Qaeda, fundada por seu pai, Osama Bin Laden.

O jovem Hamza Bin Laden, considerado o filho preferido e herdeiro do fundador da rede Al-Qaeda, lançou diversos apelos pela união dos jihadistas e para cometer ataques contra países ocidentais.

O Departamento de Estado americano afirmou que está notificando a comunidade internacional de que “Hamza Bin Laden participa de forma ativa no terrorismo“.

O alerta foi feito diante da decisão dos Estados Unidos, de classificar Hamza como “terrorista global especialmente designado”. Isto significa que, para o governo americano, Hamza Bin Laden ameaça a segurança nacional ou a segurança dos cidadãos americanos.

E esta designação impede Hamza de estabelecer qualquer acordo comercial com empresas americanas ou ter alguma propriedade em solo americano.

A partir de agora, Hamza pode ser alvo de sanções jurídicas e financeiras dos Estados Unidos, de acordo com as medidas anunciadas na quinta-feira (5) pelo Departamento de Estado. A designação de Hamza Bin Laden, de 25 anos, como “terrorista internacional” foi fundamentada em dois elementos factuais.

O primeiro deles foi o anúncio feito pela Al-Qaeda, em agosto de 2015, de que o jovem pertencia à rede terrorista. O segundo, pelo fato de ele ter lançado uma ameaça contra os Estados Unidos por meio de uma mensagem de áudio divulgada em julho passado fazendo referência a uma “revanche”.

Em 2015, o filho de Osama Bin Laden, cujo paradeiro ainda é desconhecido, fez um apelo para atacar “interesses americanos, franceses e israelenses em Washington, Paris e Tel-Aviv”. No ano passado, ele incitou “tribos da Arábia Saudita a se unirem com o braço da Al-Qaeda no Iêmen para lançar uma guerra contra o reino monarquia saudita”.

“Príncipe do terror”

Em agosto, o jovem pediu para os sauditas “derrubarem” o regime de Riad e “liberarem” a monarquia saudita da influência dos Estados Unidos.

Hazam Bin Laden, que já foi chamado por um parlamentar britânico de “príncipe herdeiro do terror”, escreveu em 2009 para seu pai, quando ainda estava escondido em uma mansão em Abbottabad, no Paquistão. O líder da Al-Qaeda foi morto no local em maio de 2011 em uma operação comandada pelos militares americanos.

Nas cartas desclassificadas pela CIA e consultadas pela agência AFP em 2015, o filho de Bin Laden confirmava a seu pai sua determinação em comandar o jihad, como é chamada a guerra santa do Islã. Nos documentos, ele revelava ser um homem “forjado no aço” e pronto a se unir com Osama Bin Laden em uma viagem “rumo à vitória ou a mártir”.

Em julho de 2009, quando estava recluso em uma residência no Irã, o jovem lamentou não poder se juntar às “legiões de mudjahidines” (combatentes) em ação.

Segundo o Tesouro Americano, Hamza Bin Laden nasceu em 1989 em Jeddah, na Arábia Saudita. Segundo a imprensa, ele tem 25 anos. Os serviços de informação dos Estados Unidos estimam que ele é o filho preferido de Osama bin Laden, que tinha intenção de prepará-lo para assumir o comando da organização terrorista.

Carisma e popularidade

Desde que Osama Bin Laden, líder da organização, foi morto pelas forças especiais americanas em Abbottabad, no Paquistão, em 2011, a Al-Qaeda parecia estar perdendo sua força e influência, a ponto de parecer, ao menos sob os olhos do Ocidente, relegado à sombra do grupo autodenominado Estado Islâmico.

Apesar disso, analistas afirmam que o grupo extremista não está menos perigoso.

Segundo Fawaz Gerges, autor dos livros The Rise and Fall of Al-Qaeda (“Ascensão e Queda da Al-Qaeda”, em tradução livre) e ISIS: A History (“EI: Uma História”) e especialista em política no Oriente Médio, Hamza Bin Laden tem todas as credenciais para se transformar no novo líder da organização.

Nos últimos anos, a Al-Qaeda tem sido liderada pelo egípcio Ayman al Zawahiri, com uma abordagem mais pragmática.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …