Assange recebe ultimato do Equador para alimentar o gato e limpar o banheiro

@EmbassyCat / Twitter

Julian Assange e seu gato

A Embaixada do Equador em Londres, ameaça retirar o estatuto de asilo político a Julian Assange, o cofundador da WikiLeaks, caso ele não cumpra uma série de requisitos, entre os quais cuidar melhor do seu gato e limpar o banheiro.

As condições estão expostas em um memorando da Embaixada do Equador que foi divulgado pelo site de investigação equatoriano Codigo Vidrio.

O ultimato a Assange é reportado também pela BBC, que destaca: a embaixada alerta o cofundador da WikiLeaks para que “cuide melhor” do gato que vive com ele nas instalações diplomáticas em Londres, caso contrário, “será entregue a um abrigo”.

O memorando refere a importância de zelar pelo “bem-estar, alimentação, asseio e cuidado adequado” do animal, como destaca também o jornal The Guardian.

Conhecido como “O Gato da Embaixada” e por usar uma coleira com uma gravata vermelha e branca, o animal, que foi um presente dos filhos de Assange, é já uma celebridade, sendo muitas vezes fotografado nas janelas do edifício diplomático.

O memorando da Embaixada equatoriana também apela a Assange e aos seus convidados para “manterem o banheiro limpo”.

O cofundador da WikiLeaks deve ainda solicitar aprovação para as visitas que pretende receber três dias antes da data prevista para o efeito, estando ainda proibido de realizar atividades que possam ser “consideradas como políticas ou que interfiram em assuntos internos de outros Estados”.

A embaixada também avisa que vai deixar de pagar a alimentação, cuidados médicos, lavandaria e outros custos relacionados com a estada de Assange, a partir de 1º de dezembro de 2018.

Além disso, Assange deve realizar revisões médicas trimestrais pagas por ele próprio.

O não cumprimento das exigências “pode levar à terminação do asilo diplomático concedido pelo Estado do Equador”, alerta a embaixada. Caso cumpra as condições impostas, poderia não só continuar vivendo na embaixada, como teria também a internet restabelecida.

Equador cortou a internet de Assange em março, alegando que o cofundador da WikiLeaks não cumpriu “o compromisso escrito” que assumiu com o governo equatoriano em 2017 porque estava obrigado “a não emitir mensagens que supusessem uma ingerência em relação a outros Estados“.

O advogado de Assange, Carlos Poveda, já veio criticar a postura da diplomacia equatoriana, notando que está impondo “virtualmente um regime de prisão” que “vai contra a sua dignidade humana básica como asilado”, conforme cita o The Guardian.

Assange está exilado na Embaixada do Equador desde 2012, depois de procurar refúgio para evitar a extradição para a Suécia, onde era alvo de uma acusação de abuso sexual e violação. Essa investigação foi suspensa em 2017, mas Assange teme agora ser extraditado para os EUA, devido à publicação de informação confidencial na WikiLeaks, em 2010.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …