O caso mais antigo de pneumonia é mais velho que os dinossauros

(dr) Rodrigo Vega / Deviant Art

Plesiosauria é uma ordem de répteis marinhos fósseis do clado Sauropterygia. Juntamente com os mosassauros, os plesiossauros estavam no topo da cadeia alimentar dos oceanos

Uma das doenças mais antigas a assombrar a nossa espécie – a infecção pulmonar, vulgarmente conhecida como pneumonia – é na verdade muito mais antiga do que pensávamos.

Os cientistas analisaram um espécime fragmentado de Proneusticosasiacus*, um réptil marinho do Triássico Médio, que apresentava anomalias em várias costelas, inclusive, um conjunto de bolhas. Através de uma microtomografia de raios-X, a equipe foi capaz de examinar o espécime em detalhes.

O réptil marinho tem cerca de 245 milhões de anos, mas a identificação real do espécime ainda não está completamente resolvida. Alguns pesquisadores, incluindo os autores do estudo, interpretam o material fragmentado como pertencente a outro réptil marinho, o Cymatosaurus. Ainda assim, não é possível ter certeza devido à natureza fragmentária dos fósseis que representam o animal.

Durante a pesquisa, a equipe descartou algumas das possíveis causas das anomalias, como fraturas, câncer, infecções fúngicas e até mesmo escorbuto com base na localização, na forma e em outras características das bolhas.

Além disso, o padrão anormal de crescimento ósseo revelou aos cientistas que a infecção que causou as tais bolhas era crônica, com uma duração de meses ou anos até.

As lesões, que aparecem em pelo menos quatro costelas do animal, são semelhantes aos danos causados por tuberculose bacteriana. Já as anomalias nas vértebras do animal eram consistentes com a doença de Pott, uma forma de tuberculose invasora dos ossos.

Os humanos não são os únicos animais que sofrem de tuberculose, e isso os cientistas já sabiam. No entanto, encontrar indícios de tuberculose em um animal de quase 250 milhões de anos atrás é uma grande surpresa, frisa a Discover Magazine.

Os cientistas não têm forma de descobrir qual foi a bactéria que causou a infecção e, por consequência, as bolhas neste réptil marinho. Os cientistas não têm como verificar qual a bactéria que causou a infecção que levou às bolhas neste réptil marinho. Contudo, há outra curiosidade intrigante nesta descoberta.

Os pesquisadores não conhecem quase nada sobre o réptil Proneusticosaurus* (ou Cymatosaurus) e sabem muito pouco sobre répteis marinhos semelhantes que vivam nas águas do Mundo Triássico – os nothosaurus.

No entanto, como ambos viviam um estilo de vida semi-aquático, e eram ambos suscetíveis à tuberculose, levantam a questão se existe nos meios aquáticos algo que coloca os animais em risco particular de infecção.

É importante salientar que pneumonia e tuberculose são doenças distintas. No entanto, o estudo, publicado na Royal Society Open Science, usa ambos os termos para descrever a evidência fóssil de uma infecção respiratória neste animal marinho em particular.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …