A empresa russa que oferece bônus para funcionárias que usarem saias curtas

Uma empresa russa tem sido duramente criticada por oferecer a suas funcionárias um bônus em dinheiro para que elas usem saias ou vestidos no trabalho.

A companhia Tatprof, fabricante de alumínio, está realizando uma campanha de “feminilidade” até 30 de junho. Trabalhadoras que usarem um vestido ou saia “a menos de cinco centímetros do joelho” recebem 100 rublos (cerca de R$ 5,95) como complemento a seus salários regulares. Para receber o bônus, as mulheres devem enviar fotos usando a vestimenta para diretores da empresa.

A campanha atraiu uma avalanche de críticas à empresa nas redes sociais. Muitos usuários manifestaram incredulidade e descreveram a medida como “horrível”. A proeminente blogueira e jornalista feminista Zalina Marshenkulova chamou a iniciativa da Tatprof de “notícia da Idade Média” em seu canal no Telegram.

A empresa, fornecedora das Olimpíadas de Inverno de 2014 em Sochi e da Copa do Mundo de 2018, negou as acusações de sexismo e disse que 60 mulheres da empresa já participaram do “campanha”. “Queríamos alegrar nossos dias de trabalho”, disse um porta-voz da empresa à emissora de rádio Govorit Moskva.

A empresa criou uma ‘maratona da feminilidade’ para o mês de junho, com atividades como quem cozinha mais rápido. “Nossa equipe é 70% masculina. Esse tipo de campanha nos ajuda a desligar do trabalho, a descansar. Essa é uma ótima maneira de unir a equipe”, disse.

“Muitas mulheres usam automaticamente calças para trabalhar. E é por isso que esperamos que nossa campanha aumente a consciência de nossas mulheres, permitindo que elas sintam sua feminilidade e charme quando usam uma saia ou vestido.”

Usuários do Twitter na Rússia não gostaram das declarações. “A empresa não vê isso como sexista e acredita que ‘a fábrica se transformou'”, twittou uma mulher. “Um bônus de 100 rublos para as mulheres que usam saias curtas e maquiagens para… iluminar o dia de uma empresa dominada por homens”, dizia outro tweet. “De fato, por que precisamos do feminismo quando se pode apenas agradar homens por dinheiro?”, escreveu outro usuário.

A empresa planejou outros eventos chamados de “maratona da feminilidade” em junho, incluindo uma competição para ver quem é a funcionária que mais faz bolos mais rápido.

Anastasia Kirillova, do departamento de cultura corporativa e comunicações internas da empresa, disse que a ideia da campanha veio do CEO Sergei Rachkov. “Ele está muito preocupado com essa questão, misturando papéis de gênero”, disse ela ao site de notícias locais Business Online.

“E ele realmente quer manter a essência feminina em todas as funcionárias da empresa, para que as jovens não tenham cortes de cabelo masculinos, não usem em calças, se dediquem ao artesanato e projetem todo o seu carinho para criar os filhos.”

A empresa também está realizando concursos para seus funcionários homens. Na semana passada, organizou um concurso de crossfit.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …