A empresa russa que oferece bônus para funcionárias que usarem saias curtas

Uma empresa russa tem sido duramente criticada por oferecer a suas funcionárias um bônus em dinheiro para que elas usem saias ou vestidos no trabalho.

A companhia Tatprof, fabricante de alumínio, está realizando uma campanha de “feminilidade” até 30 de junho. Trabalhadoras que usarem um vestido ou saia “a menos de cinco centímetros do joelho” recebem 100 rublos (cerca de R$ 5,95) como complemento a seus salários regulares. Para receber o bônus, as mulheres devem enviar fotos usando a vestimenta para diretores da empresa.

A campanha atraiu uma avalanche de críticas à empresa nas redes sociais. Muitos usuários manifestaram incredulidade e descreveram a medida como “horrível”. A proeminente blogueira e jornalista feminista Zalina Marshenkulova chamou a iniciativa da Tatprof de “notícia da Idade Média” em seu canal no Telegram.

A empresa, fornecedora das Olimpíadas de Inverno de 2014 em Sochi e da Copa do Mundo de 2018, negou as acusações de sexismo e disse que 60 mulheres da empresa já participaram do “campanha”. “Queríamos alegrar nossos dias de trabalho”, disse um porta-voz da empresa à emissora de rádio Govorit Moskva.

A empresa criou uma ‘maratona da feminilidade’ para o mês de junho, com atividades como quem cozinha mais rápido. “Nossa equipe é 70% masculina. Esse tipo de campanha nos ajuda a desligar do trabalho, a descansar. Essa é uma ótima maneira de unir a equipe”, disse.

“Muitas mulheres usam automaticamente calças para trabalhar. E é por isso que esperamos que nossa campanha aumente a consciência de nossas mulheres, permitindo que elas sintam sua feminilidade e charme quando usam uma saia ou vestido.”

Usuários do Twitter na Rússia não gostaram das declarações. “A empresa não vê isso como sexista e acredita que ‘a fábrica se transformou'”, twittou uma mulher. “Um bônus de 100 rublos para as mulheres que usam saias curtas e maquiagens para… iluminar o dia de uma empresa dominada por homens”, dizia outro tweet. “De fato, por que precisamos do feminismo quando se pode apenas agradar homens por dinheiro?”, escreveu outro usuário.

A empresa planejou outros eventos chamados de “maratona da feminilidade” em junho, incluindo uma competição para ver quem é a funcionária que mais faz bolos mais rápido.

Anastasia Kirillova, do departamento de cultura corporativa e comunicações internas da empresa, disse que a ideia da campanha veio do CEO Sergei Rachkov. “Ele está muito preocupado com essa questão, misturando papéis de gênero”, disse ela ao site de notícias locais Business Online.

“E ele realmente quer manter a essência feminina em todas as funcionárias da empresa, para que as jovens não tenham cortes de cabelo masculinos, não usem em calças, se dediquem ao artesanato e projetem todo o seu carinho para criar os filhos.”

A empresa também está realizando concursos para seus funcionários homens. Na semana passada, organizou um concurso de crossfit.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …