O famoso meme do “namorado distraído” foi descrito como “sexista” pelo regulador de publicidade sueco, mas há quem o defenda na internet.
O parecer do regulador de publicidade na Suécia, discutido na semana passada, depois de o meme ter sido utilizado como parte de uma campanha de recrutamento para uma empresa de internet do país, lançou o debate a nível internacional: afinal, o meme é ou não “sexista” e “degradante”?
O trio fotografado em 2015 pelo espanhol Antonio Gillem é usado, desde então, para comentar diversos temas desde política e séries de televisão a resultados de futebol. Na imagem, o homem representa o papel de uma pessoa que percebe que aquilo que tem (sua mulher) não é tão bom como aquilo que está vendo (outra mulher).
Apesar de a imagem ter ganhado este ano o título de “melhor meme do ano, a Reklamombudsmannen não concorda. “A imagem promove estereótipos tanto de homens quanto de mulheres”, disse a entidade. “Mostra o estereótipo de homens olhando para mulheres como se fossem substituíveis, incluindo no local de trabalho.”
A organização apela ao fim da campanha com a imagem. Em abril, a empresa Bahnhof decidiu usar a imagem (e sua fama) para uma campanha de recrutamento online. O homem surgia legendado como “você”, para representar as pessoas que viam o anúncio. A mulher de vermelho representava uma carreira na empresa.
Na internet, as opiniões se dividiram. Há quem concorde com o regulador sueco, como também existem pessoas que encontram humor na campanha. Ainda assim, segundo o Público, muitos comentários vinham de homens e mulheres preocupados. “Parece que não querem atrair mulheres para a empresa“, escreveu um utilizador.
A empresa já se defendeu, afirmando que o único objetivo da campanha era mostrar “a empresa como um empregador apelativo“. No entanto, a Reklamombudsmannen não aceita a desculpa, frisando que os anúncios não devem mostrar pessoas como “meros objetos sexuais”.
Na internet, a verdade é que o meme ganhou uma nova vida. Segundo o diário, agora o namorado desempenha o papel dos “utilizadores de internet”, a companheira, o Reklamombudsmannen, e a mulher de vermelho, a fotografia original.
Apesar da polêmica, Jon Karlung escreveu no twitter que a empresa continuará usando a imagem. No comunicado oficial, a empresa nota que “se temos de ser criticados, é apenas por usar um meme antigo”, disse o presidente executivo da Karlung.
Ciberia // ZAP