Acordo de paz com as FARC assinado com uma caneta feita de uma bala

Baligrafo.org

Um balígrafo, a caneta feita de bala com que o Tratado de Paz da Colômbia vai ser assinado.

Além de por fim ao conflito que dura 52 anos na Colômbia, a assinatura do acordo de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) nesta segunda-feira (26) será realizada com um balígrafo. A informação é da Agência Ansa.

“Nós criamos o que chamamos de balígrafo, que é uma bala convertida em uma caneta para dizer que essa é a transição das balas para a educação, o futuro”, explicou o presidente do país, Juan Manuel Santos, em entrevista divulgada por seu gabinete.

“E quero dar um balígrafo de presente para cada um e com esse balígrafo vamos firmar o acordo de paz”, acrescentou Juan Manuel Santos.

As “canetas” foram fabricadas com cartuchos de projéteis de calibre .50, usadas em metralhadoras e fuzis, submetidas a processo de limpeza e convertidas em peças que levam a frase “As balas escreveram nosso passado. A educação, nosso futuro“.

Juan Manuel Santos chegou a usar uma dessas canetas em junho do ano passado, durante a assinatura do documento que pôs fim aos atos militares entre Bogotá e as Farc.

Segundo o El Espectador, cada um dos chefes de estado que estarão presentes na cerimônia receberão uma dessas canetas de presente.

Além dessas peças, outros itens foram convertidos em objetos de decoração para o local da assinatura do acordo.

Guitarras feitas com escopetas e outros restos de armas, criadas pelo músico Cesar Lopes, também serão utilizadas na cerimônia de hoje.

// ABr

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Um simples exame de sangue já pode prever câncer de mama 5 anos antes de se manifestar

O câncer de mama é o segundo mais comum no mundo, e também o que mais mata mulheres. No entanto, o grande paradoxo é que, enquanto a doença é a responsável por uma das principais …

Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia

Após convocar novas eleições, líder esquerdista cede à pressão das Forças Armadas e da polícia, entregando o cargo "para que meus irmãos não sejam ameaçados". Vice e outras autoridades também se demitem. O presidente da Bolívia, …

Pesquisadores descobrem a primeira nova cepa de HIV em quase duas décadas

Um estudo dos Laboratórios Abbott e da Universidade do Missouri (EUA) detectou a primeira nova cepa de HIV em 19 anos, desde que as diretrizes para classificação de subtipos foram estabelecidas em 2000. A cepa faz …

Google, Facebook e Microsoft propõem que Pentágono controle inteligência artificial

Microsoft, Google e Facebook estão pedindo para que Washington assuma controle sobre o desenvolvimento da inteligência artificial. Dois gigantes do Vale do Silício do GAFAM, Google e Facebook, juntos com a Microsoft, exortam, através de seu …

Georg Elser, o lobo solitário que quase matou Hitler

Em 8 de novembro de 1939, um carpinteiro alemão por pouco não mudou o rumo da história. Mas ditador nazista escapou do atentado preparado por ele em Munique. Passaram-se décadas até Elser ser reconhecido. Consta que …

Pela primeira vez, Brasil apoia embargo dos EUA a Cuba na ONU

Pelo 28º ano consecutivo, o embargo dos EUA imposto a Cuba há quase seis décadas foi condenado nesta quinta-feira (7) por uma esmagadora maioria na Assembleia Geral da ONU, onde a resolução cubana obteve 187 …

Inteligência artificial resolveria problema de Isaac Newton do século XVII

Um algoritmo astronômico descoberto por pesquisadores no Reino Unido resolveu um dos problemas que ninguém conseguiu solucionar desde Newton. A inteligência artificial (IA) poderia permitir que cientistas britânicos encontrassem uma solução em menos de um segundo …

O universo pode ser um loop gigante

Segundo um novo estudo liderado pelos cosmólogos Eleonora Di Valentino, da Universidade de Manchester (Reino Unido), Alessandro Melchiorri, da Universidade de Roma “La Sapienza” (Itália) e Joseph Silk, da Universidade Johns Hopkins (EUA), o nosso …

Macron afirma que Otan está em estado de "morte cerebral"

Em uma entrevista publicada nesta quinta-feira (07/11) pela revista The Economist, o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou considerar que a Otan está em situação de "morte cerebral". A opinião foi prontamente rebatida pela chanceler …

Hotel espacial com gravidade artificial pode ser construído em 2025

A Gateway Foundation planeja criar uma estação espacial rotativa que servirá tanto para pesquisas científicas quanto para passeios turísticos. Descrita no site da empresa como "o primeiro espaçoporto", a "The Von Braun Rotating Space Station" é …