Manga é amiga do intestino e fortalece sistema imunológico

O sabor doce e a suculência de sua carne faz da manga uma fruta extraordinária para ser vista, bebida e comida – e, melhor ainda, seu consumo ainda nos traz muito mais do que somente um imenso prazer: traz também uma série de benefícios para nossa saúde.

São diversos os tipos da fruta tão popular no Brasil, mas entre a espada, a tommy, a manga rosa e a palmer, todas têm em comum uma grande quantidade de fibras, antioxidantes, minerais como potássio, zinco, cálcio, magnésio e ferro e ainda as vitaminas A e C em abundância

Assim, a delícia de sabor é proporcional ao bem que ela pode fazer ao nosso organismo, especialmente quando tratamos de seu consumo natural e simples: somente a carne da fruta, sem aditivos, adoçantes ou outros ingredientes.

A origem da manga é asiática, e remonta há mais de 4 mil anos – na Índia, onde mais de 100 variedades da fruta são produzidas, os mais antigos registros de seu cultivo datam de cerca de 2.000 a.C.

No Brasil a fruta desembarcou no Século XVI junto com a chegada dos portugueses e europeus, mas sua adaptação ao clima foi tão boa que ela se tornou uma espécie de símbolo dos sabores tropicais – não é por acaso que se acredita que a manga é a fruta fresca mais consumida no mundo, e o Brasil é hoje o 7º maior produtor do planeta.

Se o prazer proporcionado pelo consumo da manga é quase um milagre da natureza, os benefícios para nossa saúde formam uma extensa lista.

As vitaminas A e C

As vitaminas A e C fortalecem nosso sistema imunológico, especialmente por se tratar de vitaminas não produzidas pelo corpo humano – cada 100 g de manga em média traz 15,8 mg de vitamina C e 23 g de vitamina A. Com elas, assim, prevenimos infecções e a invasão de patógenos em geral, combatendo danos em nossas células, em nossa pele e mucosas e ampliando assim a capacidade de defesa do organismo.

Antioxidantes, as vitaminas também ajudam na produção de colágeno, na renovação das células e na manutenção dos tecidos subcutâneos – em suma, combatem os sinais de envelhecimento e auxilia na elasticidade da pele.

 

Os carotenoides, substâncias que dão o tom amarelo à fruta e que são precursoras da vitamina A, ainda protegem a visão de doenças e que, somada à luteína e zeaxantina, dois nutrientes antioxidantes também presentes na manga, ajudam a prevenir males da vista como a catarata e outros que podem provocar perda de visão.

A vitamina C auxilia na absorção de ferro através de alimentos – e, assim, a manga pode ser fonte interessante para quem sofre, por exemplo, de anemia, tendo seu consumo, nesse caso, recomendado para após as refeições.

As fibras da manga

As fibras são abundantes na fruta e, somadas aos fitoquimicos presentes na polpa, podem auxiliar bastante em casos de prisão de ventre, constipação e para a regulação do funcionamento do intestino.

Segundo estudo, o consumo de uma manga média com cerca de 300 gramas por dia pode amenizar tais sintomas intestinais e aliviar o desconforto – é importante, porém, combinar esse hábito com o consumo de bastante água para alcançar tais melhorias.

Em casos opostos, de pessoas suscetíveis a desarranjos intestinais e diarreia, a rica profusão de fibras na fruta faz com que o consumo de manga deva ser bastante moderado.

As fibras solúveis da fruta, combinadas aos antioxidantes também presentes, fazem da manga um alimento capaz de beneficiar o bom funcionamento das artérias, equilibrando nossa frequência cardíaca, os níveis de colesterol LDL – o magnésio, potássio e polifenóis presentes na fruta ajudam em tal benesse ao funcionamento de nosso coração.

 

Como se não bastasse, o ácido glutâmico presente em sua composição ainda melhora nossa concentração e memória, auxiliando assim também no melhor funcionamento de nosso cérebro – e estudos em andamento ainda sugerem que a fruta pode ser capaz de regular o açúcar no sangue e até prevenir o câncer.

A manga é, portanto, um raríssimo caso em que não só o que já é bom pode se revelar ainda melhor, como que o que faz bem para nossa saúde vem embalado em um sabor doce, perfumado e irresistível.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …