Advogados de Carlos Ghosn querem casos separados para executivo e Nissan

WEF / Flickr

Carlos Ghosn

Os advogados de Carlos Ghosn pediram nesta terça-feira (2) a um tribunal de Tóquio para dissociar o processo movido contra o executivo da ação movida contra a montadora Nissan. Eles argumentam que um caso conjunto seria uma “violação ao direito de um julgamento justo” de Ghosn.

O advogado Junichiro Hironaka disse a repórteres que a corte estava planejando processar Ghosn, seu ex-braço direito Greg Kelly e a Nissan num mesmo caso e que depositou uma petição para que os casos sejam separados e julgados por juízes diferentes.

Libertado em 6 de março sob fiança depois de meses na prisão, Carlos Ghosn, que está proibido de deixar o Japão, foi acusado de dissimular aos acionistas 9,2 bilhões de ienes (74 milhões de euros) em ganhos pessoais entre 2010 e 2018 nos relatórios da companhia. Ele também foi acusado de vários casos de abuso de confiança.

A Nissan também está sendo acusada de ter divulgado documentos para os acionistas com informações falsas. O julgamento no Japão deve começar em setembro.

Depósitos suspeitos em Omã

Na França, a Renault alertou a justiça sobre uma segunda suspeita envolvendo Ghosn: depósitos de milhões de dólares, emitidos pela presidência, para uma concessionária de Omã, no Golfo Pérsico, recompensada pelo sucesso na venda de carros Nissan e Renault.

Os auditores encarregados de analisar as contas se surpreenderam ao constatar gastos com marketing em Omã efetuados pela presidência do grupo em Paris, enquanto essas despesas entram normalmente nos orçamentos regionais.

Segundo uma fonte próxima ao caso, as novas informações foram entregues na sexta-feira (29) à Procuradoria de Nanterre (Hauts-de-Seine), que já havia iniciado uma investigação sobre o financiamento do casamento de Carlos Ghosn no castelo de Versalhes, em outubro de 2016.

Aluguel de Versalhes com contrapartida

O franco-libanês brasileiro é suspeito de ter conseguido vantagens no aluguel do Palácio de Versalhes e do Grand Trianon para a organização de seu casamento, um serviço avaliado em 50 mil euros, em contrapartida de um acordo de patrocínio assinado entre o estabelecimento público e a montadora.

A investigação, confiada ao Escritório Central de combate à corrupção e infrações fiscais e financeiras (OCLCIFF), foi aberta após o acionamento da Renault no início de fevereiro.

Um conselho de administração da fabricante está marcado para quarta-feira (3) a fim de preparar a próxima assembleia geral de acionistas.

A remuneração de Carlos Ghosn para 2018 deve ser discutida, bem como a renovação dos diretores que chegaram ao final de seus mandatos. A reunião também será uma oportunidade para rever os resultados da investigação interna.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …