Mistério de esqueletos encontrados em zona arqueológica argentina é desvendado

Uma fotografia de restos humanos em sacos pretos, encontrados em uma zona arqueológica na Argentina, suscitou uma onda de teorias nas redes sociais. O mistério finalmente parece ter sido desvendado.

Os ossos em sacos pretos encontrados em uma zona arqueológica protegida na península Valdés (Chubut, Argentina), “não são de pessoas desaparecidas”, assegurou a arqueóloga Julieta Gómez Otero em entrevista à emissora de rádio local, citada pelo canal RT.

A especialista explicou que 20 esqueletos correspondem a restos humanos de povos nativos, que foram analisados e registrados várias vezes. Segundo Otero, as ossadas foram encontradas no ano de 2012, e que duas delas têm cerca de 3 mil anos de idade.

Os restos humanos embrulhados em sacos pretos causaram polêmica pública logo após dois turistas os terem encontrado quando passeavam pelo litoral da península, declarada patrimônio da humanidade.

Logo após serem publicadas no Twitter, as fotos viralizaram na internet, dando espaço a infinitas teorias. Em particular, internautas acharam a informação suspeita, já que os ossos têm 3 mil anos, enquanto os sacos são feitos de um material moderno, ou seja, de plástico.

A arqueóloga Otero explicou que os restos não foram perdidos, mas sim estudados e devolvidos ao local onde tinham sido encontrados.

Ela informou também que, por respeito às comunidades indígenas, consideram sagrado o lugar da descoberta, os cientistas protegeram os ossos com sacos e cobriram com areia. Porém, as recentes tempestades e a ação do vento acabaram expondo os sacos, concluiu.

Ciberia // Sputnik News / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Maduro envia carta ao povo dos EUA pedindo "cessação das sanções"

Nicolás Maduro enviou uma carta ao povo dos Estados Unidos expressando uma mensagem de solidariedade e paz, e pedindo fim das ameaças militares e das sanções contra Venezuela. No documento, o chefe de Estado venezuelano exprime …

Governo dos EUA alerta população para novo "11 de Setembro" devido à covid-19

Chefe da Saúde Pública do país prevê que próxima semana será "a mais difícil e mais triste da vida da maioria dos americanos". Ele compara repercussão a dois dos maiores traumas da história dos Estados …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …

Dois anos após mortes de Marielle e Anderson, Anistia Internacional cobra identificação de mandantes

Dois anos após os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, o crime permanece sem solução e ilustra a impunidade no combate à violência …

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …

Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações …

Evangélicos fazem coro com Bolsonaro e negam riscos do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro gosta de copiar o seu ídolo americano, Donald Trump – da suposta inofensividade do coronavírus até os poderes de cura de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina, passando pela teoria da conspiração …