Afinal, por que o Galaxy Note 7 explode? Confira estas teorias

galaxynote7info.com

Samsung Galaxy Note 7

Samsung Galaxy Note 7

Depois de vários problemas com superaquecimentos e explosões mesmo após um recall global a Samsung decidiu descontinuar o Galaxy Note 7 solicitando que todos os compradores devolvam suas unidades e ainda está enviando kits anti combustão a todos os donos de uma unidade do aparelho. 

No entanto, permanece a dúvida: o que aconteceu para que tantos aparelhos começassem a explodir?

O fato é que ninguém sabe, nem mesmo a Samsung. O jornal New York Times diz que os engenheiros da empresa até agora não conseguiram replicar a falha internamente para poder estudar o que estava acontecendo. Isso é preocupante, porque o Galaxy S8 está chegando e pode ser um fiasco total se a empresa não vier a público com uma resposta honesta e clara sobre o que de fato aconteceu e como garantir que não ocorra nunca mais.

Inicialmente, suspeitou-se que o problema era só das baterias defeituosas. O problema é que depois de trocar de fornecedor, isso continuou acontecendo. Aqui estão algumas das possibilidades, levantadas pela imprensa internacional e organizadas pelo site BGR. Elas podem ser todas reais ao mesmo tempo, já que não se excluem, mas pode ser que nenhuma delas se confirme.

Problemas de produção

Em setembro deste ano, o órgão do governo americano responsável por gerenciar recalls, o CPSC (sigla para Comissão de Segurança de Produtos do Consumidor) afirmou que o problema estava nas baterias criadas pela Samsung SDI, a divisão de baterias da companhia. O problema é que elas eram grandes demais para o espaço disponível no celular. Isso fazia com que os cantos ficassem espremidos, podendo causar curtos, superaquecimentos e fogo.

A questão é que a Samsung dispensou a divisão SDI e recorreu a outra fabricante, a Amperex, da China. Investigadores apontaram para a Bloomberg que as baterias da Amperex também apresentaram defeito e acreditam que é provável que a falha tenha sido diferente da que causou o primeiro recall.

(dr) Arena 4G

-

Design falho

Outra causa especulada foi a curvatura simétrica nas laterais (tanto na frente quanto atrás) do celular. Novamente, retornando à explicação número 1, as baterias seriam grandes demais para o espaço que ocupariam dentro do celular.

A explicação desta vez, os pratos de isolamento que separam o cátodo do ânodo estavam perto demais das bordas curvas, o que tornava a bateria mais propensa a entrar em colapso em caso de pressão. Esta pressão pode ter sido aplicada, inclusive, durante o processo de produção, tornando o aparelho inseguro depois de pouco uso.

A imagem abaixo, feita com raio-X, mostra os pratos das baterias da SDI muito perto da borda do Note 7.

Arena 4G

-

Carregamento rápido

Outra teoria, do Financial Times, diz que, na ânsia de fazer a bateria do Note 7 recarregar mais rápido, a Samsung acabou cometendo um erro. A empresa teria feito ajustes no processador para permitir uma recarga mais acelerada, mas isso pode ter causado o problema.

A explicação é que, se você tenta recarregar uma bateria rápido demais, ela se torna volátil, segundo uma fonte anônima, que teria discutido o assunto com executivos da Samsung.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …