Afinidade entre amigos pode ser medida através de padrões cerebrais

Uma ressonância magnética do cérebro pode prever o grau de amizade entre duas pessoas a partir dos padrões cerebrais produzidos ao assistir a fragmentos de vídeos cômicos, debates ou documentários, segundo um estudo publicado nesta terça-feira (30) na revista Nature.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e do Dartmouth College de New Hampshire determinaram que as respostas cerebrais a esse tipo de estímulo são similares entre as pessoas que compartilham amizade.

Segundo o estudo, conforme a distância social entre dois indivíduos aumenta, as estruturas neurais reveladas em uma ressonância magnética funcional (IRMf) diferem cada vez mais.

A partir das suas observações, Carolyn Parkinson e seu grupo argumentam em seu estudo que é possível usar essa técnica para prever as probabilidades de duas pessoas serem amigas.

“As respostas neurais a estímulos dinâmicos e naturalistas, como os vídeos, nos permitem observar os processos de pensamento espontâneo das pessoas em tempo real enquanto são produzidas”, explicou Carolyn em um comunicado do Dartmouth College.

“Nossos resultados sugerem que os amigos processam o mundo que está ao seu redor de um modo excepcionalmente similar“, apontou a cientista.

Para chegar às conclusões, o grupo de pesquisadores analisou os resultados de ressonâncias magnéticas de 42 estudantes universitários; 12 mulheres e 30 homens de 25 a 32 anos, todos eles integrados no mesmo ciclo social, com diferentes graus de afinidade.

Os cientistas comprovaram que as áreas do cérebro envolvidas na interpretação de dados sensoriais e emocionais respondiam de forma parecida aos estímulos entre os amigos mais próximos.

“Somos uma espécie social, vivemos nossas vidas conectadas com todos os demais. Se quisermos compreender como funciona o cérebro humano, precisamos entender como as nossas mentes se moldam umas às outras”, afirmou pesquisadora Thalia Wheathely.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …