Agência Europeia inclui coágulos sanguíneos raros como efeito colateral da vacina J&J

Kamil Krzaczynski / AFP

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) estimou nesta terça-feira que os coágulos sanguíneos devem ser considerados efeitos colaterais “muito raros” da vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo laboratório Johnson & Johnson. A entidade, que não informou quando a vacinação com o imunizante será iniciada no bloco, afirma que os benefícios da Janssen continuam a superar os riscos.

A EMA estabeleceu “uma possível ligação” entre a vacina J&J e os casos relatados de coágulos sanguíneos. Por isso, as ocorrências devem ser listadas como “efeitos colaterais muito raros” do imunizante Janssen.

O regulador europeu “vê um possível vínculo com raríssimos casos de coágulos sanguíneos incomuns associados às plaquetas sanguíneas baixas”. A agência acrescentou, no entanto, que isso “confirma que o saldo global de benefícios de riscos continua sendo positivo“.

A agência, com sede em Amsterdã, afirmou que seu comitê de farmacovigilância (PRAC) “concluiu que uma advertência sobre os coágulos sanguíneos raros com plaquetas baixas deve ser adicionada às informações” sobre a vacina da J&J.

Efeitos colaterais semelhantes aos da AstraZeneca

A EMA indicou que os efeitos colaterais provocados pela Janssen “eram muito semelhantes aos ocorridos com a vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZneca”, repatizada de Vaxzevria.

Os oito casos examinados pela agência europeia correram nos Estados Unidos, após 7 milhões de pessoas terem sido vacinadas. Eles foram registrados somente em mulheres, com menos de 60 anos. Mas por enquanto, “fatores de risco específicos não podem ser determinados”.

Vacinação suspensa

A Johnson & Johnson suspendeu na semana passada o início da distribuição de sua vacina na Europa, aguardando a conclusão desse estudo da EMA. O diretor financeiro do laboratório americano afirmou hoje que continua “100% confiante” no imunizante. Ele espera que em breve uma solução será encontrada com as agências reguladoras para a sua utilização.

A vacina Janssen está atualmente suspensa nos Estados Unidos e na Europa, mas a decisão de hoje da EMA abre o caminho para a sua utilização na União Europeia.

As autoridades sanitárias americanas recomendaram na terça-feira (13) da semana passada “uma pausa” na utilização da vacina da Johnson & Johnson, durante a investigação sobre a ocorrência dos vários casos graves de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas com a Janssen.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …