As formas da água: cientista prova que a água tem dois estados líquidos

Tem tanto de importante e essencial como de misteriosa. Um novo estudo prova agora que a água tem dois estados líquidos. O novo líquido apresenta assim propriedades distintas, um arranjo diferente das moléculas de hidrogênio.

Uma cientista norte-americana da Universidade do Arizona, que se dedica a estudar as propriedades físicas e misteriosas da água, descobriu que, quando exposta a temperaturas extremamente negativas, a água se transforma em um líquido com propriedades diferentes e nunca vistas antes.

De acordo com Austen Angell, o novo líquido continua sendo água, porém, com um arranjo diferente das moléculas de hidrogênio que ficam mais unidas que o normal, tornando o líquido mais viscoso.

Angell garante que a descoberta não tem nada a ver com ‘polywater‘, um fiasco científico em que um cientista russo, nos anos 60, pensou ter criado um novo tipo de água. No entanto, e para sua decepção, não passou de água contaminada.

Assim, explica a revista Visão, o fenômeno se baseia em uma transição de estados: líquido-líquido, no qual a água na forma líquida como a conhecemos se transforma em um outro líquido com menor densidade. Até essa descoberta, o estado foi apenas visto em simulações de computador e nunca reproduzido com água real.

De acordo com o estudo, publicado recentemente na Science, pouco antes do momento da transformação da água no novo líquido, a água como a conhecemos cristaliza, transformando-se em gelo.

Este curto período de tempo, conhecido como “cortina de cristalização“, estagnou por anos o progresso da Física no que diz respeito ao estudo das propriedades da água.

“O domínio entre esta temperatura de cristalização e a temperatura muito mais baixa a que cristaliza o gelo amorfo em processo de aquecimento, é visto como uma ‘terra de ninguém’. Encontramos uma maneira de desviar a cortina de cristalização o suficiente para ver o que se passa por trás – ou mais corretamente, por baixo – dela”, diz Angell.

O gelo amorfo se distingue do gelo normal dado que é resultado de um esfriamento rápido de moléculas de água líquida, tão rápido que não permite a formação da superfície cristalina típica do gelo.

A transição da água descrita no estudo é semelhante à transição da água líquida para gelo, com a única diferença que ocorre a temperaturas muito menores (cerca de -90º C) e apenas em condições de super-resfriamento.

A cientista se uniu a Sander Woutersen, especialista em espectroscopia da Universidade de Amsterdã, na Holanda, e ambos chegaram à conclusão de que as estruturas envolvidas no processo de transição líquido-líquido tinham a mesma assinatura espectroscópica e os mesmos padrões de ligação do hidrogênio.

Em suma, a água se comportava de igual forma quando entrava em contato com radiação infravermelha, e os padrões de ligação do hidrogênio eram os mesmos que aqueles vistos no gelo amorfo produzido em laboratório.

Assim, por trás da cortina de cristalização, os novos resultados parecem dar provas evidentes da “existência de uma transição líquido-líquido”, sustenta Woutersen.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Calheiros anuncia nome das 14 pessoas que passaram de testemunhas a investigados na CPI da Covid

Segundo senador, é preciso mudar o "patamar" da investigação pois já há provas e indícios concretos contra as pessoas inseridas na lista, que agora será encaminhada ao presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM). Nesta sexta-feira (18), …

Turistas “madrugam” para visitar Disneyland Paris, que reabre após oito meses por causa da pandemia

Depois de oito meses de portas fechadas, o parque Disneyland Paris reabriu para o público nesta quinta-feira (17). A atração, um dos principais destinos turísticos da Europa, volta a funcionar, mas mantém medidas sanitárias …

Cientistas desvendam mistério de 'apagamento' de estrela gigante Betelgeuse

Astrônomos dizem que solucionaram o mistério sobre por que uma das mais conhecidas estrelas que iluminava o céu à noite começou a perder o brilho há cerca de um ano. Betelgeuse, uma supergigante vermelha da …

Portugal isola Lisboa para conter disseminação de variante

Em meio a alta de casos e difusão da variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, governo português restringe circulação para dentro e para fora da região metropolitana da capital no fim de semana. Em …

Astrônomos descobrem as maiores estruturas giratórias conhecidas no universo

Tentáculos de galáxias com centenas de milhões de anos-luz de comprimento podem ser os maiores objetos giratórios do universo, um novo estudo descobriu. Corpos celestes muitas vezes giram, planetas, estrelas e galáxias. No entanto, aglomerados gigantes …

Facebook implementa software de IA capaz de detectar fotos e vídeos falsos

Os deepfakes são arquivos de mídia, incluindo fotos, vídeos e áudio, editados através de inteligência artificial (IA), que fornecem alto realismo e muitas vezes causam confusão após serem compartilhados nas redes sociais. Na quarta-feira (16), os …

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …