Cientistas descobrem que a água tem dois estados líquidos

Quanto mais aprendemos sobre o mundo à nossa volta, mais nos surpreendemos com o pouco que realmente sabemos.

A água, por exemplo. O líquido vital que sustenta a vida está em toda parte. Ele cobre a maior parte de nosso planeta natal, compõe cerca de 60% do corpo humano e está até mesmo no ar que respiramos. No entanto, ninguém compreende completamente este composto fundamental.

A água é intrigante por uma série de razões. É uma das poucas substâncias conhecidas cujo estado sólido flutua em seu estado líquido, e ao contrário da maioria das outras substâncias, se expande quando congela.

Enquanto as temperaturas de ponto de ebulição normalmente aumentam com o aumento do tamanho molecular, a água tem um ponto de ebulição surpreendentemente elevado dado o seu baixo peso molecular.

Agora, a água acaba de ficar mais estranha. Em um novo estudo, publicado na revista International Journal of Nanotechnology, os físicos observam que a água líquida tem um novo conjunto de propriedades quando atinge temperaturas entre 40°C e 60°C.

Nesse intervalo entre 40°C e 60°C, a água entra numa fase de “cruzamento” – em outras palavras, um segundo estado líquido.

Um grupo de pesquisa liderado pela física Laura Maestro, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, investigou as propriedades únicas deste segundo estado líquido.

Eles examinaram como características como condutividade térmica, índice de refração, condutividade, tensão superficial e a constante dielétrica responderam às mudanças de temperatura no líquido vital.

Os cientistas notaram que cada uma das características começou a mudar neste segundo estado em temperaturas diferentes na faixa entre 40 e 60°C. Por exemplo, a tensão superficial era diferente em temperaturas abaixo de 57°C e acima disso.

Mas o que isso significa para o universo ao nosso redor? Como mencionado, a água está em toda parte, mas é também diferente de outras substâncias. Será este segundo estado líquido a causa de suas propriedades estranhas?

Se a água tem dois estados líquidos e nossos corpos são compostos por dois terços de água, esses estados têm afetado nossa biologia o tempo todo sem que nós saibamos?

Os pesquisadores ressaltam em sua publicação que descobrir se e como essas mudanças estruturais na água afetam as proteínas, os blocos de construção das células vivas, é uma das muitas perguntas para os sistemas biológicos e nano pesquisados por eles.

Enquanto isso, mais estudos independentes precisam ser feitos antes que qualquer conclusão possa ser alcançada, e sem dúvida, à medida que aprofundarmos esse mistério do universo, encontraremos tantas perguntas novas quanto respostas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …