A água é diferente de outros líquidos; e agora sabemos finalmente por quê

A água é um líquido estranho, pois se comporta de maneira muito diferente de qualquer outro. Agora, uma equipe de cientistas afirma ter descoberto o porquê: o arranjo das moléculas é o culpado.

Um dos aspectos mais estranhos da água é a sua densidade incomum. Normalmente, os líquidos se tornam cada vez mais densos à medida que são esfriados, mas a água atinge a sua densidade máxima aos 4 graus Celsius.

Abaixo dessa temperatura, é menos densa, principalmente quando se torna gelo, aos 0 graus Celsius. O gelo é menos denso do que a água e é por essa razão que o gelo flutua e que corpos de água congelam de cima para baixo.

A água tem também uma tensão superficial muito alta – além do mercúrio, tem a tensão superficial mais alta de todos os líquidos. Além disso, a água tem também um ponto de ebulição muito alto, e o fato de muitas substâncias químicas se dissolverem nela também é algo muito peculiar se a compararmos com outros líquidos.

Para compreender as diferenças, os cientistas precisaram se aprofundar ao nível molecular. Tanto à temperatura ambiente como em forma de gelo, a água tem um arranjo tetraédrico de moléculas, o que significa que cada molécula de água está ligada a outras quatro moléculas, em forma de pirâmide irregular.

Cientistas da Universidade de Bristol e da Universidade de Tóquio usaram um supercomputador e modelagem computadorizada para realizar algumas mudanças na natureza de pirâmide das moléculas de água.

Através desses ajustes conseguiram fazer a água se comportar como outros líquidos, como tornar o gelo mais denso que a água líquida, por exemplo.

De acordo com a equipe de cientistas, a técnica funcionou em todas as peculiaridades da água, indicando assim que as propriedades anômalas da água são um resultado direto do seu arranjo molecular.

“Através desse procedimento, descobrimos o que faz a água se comportar de forma anômala. É a presença de um arranjo molecular muito particular, como o tetraédrico”, explica o autor principal, John Russo, ao Science Alert.

No entanto, sem água e sem suas particularidades, a vida como a conhecemos não seria possível. A sua baixa densidade é o motivo pelo qual a água se expande quando congelada, o que permitiu, por sua vez, moldar o nosso planeta, por exemplo. Além disso, a água, da forma como ela é, consegue dissolver nutrientes essenciais à nossa sobrevivência.

Os resultados foram publicados nos Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Criação perfeita de Deus, imagine se todo bloco de gelo fosse para o fundo! não seria possível descongelar naturalmente pela luz do sol em poucos anos o mar seria um bloco de gelo único.

    esta é a melhor explicação

  2. Deus é perfeito em tudo e em toda sua criação é suficiente. Ele cria para a vida, o homem recria para sua própria morte.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Apesar de ter vacinado mais da metade da população, Israel teme 2ª onda de Covid

O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, alertou nesta terça-feira que o país pode enfrentar uma nova onda de coronavírus. Segundo ele, o aumento do número de doentes, causado pela chegada da variante Delta, “importada” por …

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …

Ministro da Saúde diz que não há mudança de estratégia para a Coronavac

No início desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou que não haverá qualquer mudança de estratégia para a aplicação da CoronaVac. A declaração do ministro foi feita em audiência ao Senado Federal, revelando …

Há 80 anos, Hitler invadia a URSS – e começava a perder a guerra

Adolf Hitler e seus generais vinham planejando há meses para este momento. No domingo, 22 de junho de 1941, havia chegado a hora: às 3h15 da manhã, a Wehrmacht, forças armadas nazistas, atacou a União …

Com apenas 2% da população imunizada, África quer fabricar suas próprias vacinas anticovid

A África do Sul anunciou nesta segunda-feira a primeira etapa para capacitar seu continente na produção de vacinas anticovid. A conclusão do projeto ainda não tem data prevista, mas a iniciativa já é vista …

Pessoas feias superestimam drasticamente suas aparências

Pessoas pouco atraentes parecem menos capazes de julgar com precisão sua própria atratividade, e tendem a superestimar sua aparência. Não faltam disparidades entre pessoas atraentes e pouco atraentes. Estudos mostram que os mais belos entre nós …

Noruega acusa Pequim de ciberataque contra serviços do governo

Pela primeira vez na história, o Serviço de Segurança Policial da Noruega (PST, na sigla em inglês) identificou a China como sendo responsável por um ataque hacker contra as autoridades do país nórdico. A agência de …

China supera marca de 1 bilhão de vacinas contra a covid-19 aplicadas

Quantia representa mais de um terço das doses aplicadas no mundo. Após início lento da imunização, autoridades chinesas querem vacinar completamente 40% da população até o final de junho. O número de doses de vacinas contra …

Brasileiros protestam no exterior contra Bolsonaro e gestão da epidemia

Dezenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de várias capitais brasileiras neste sábado para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro e sua gestão da pandemia, que já deixou mais de meio milhão de …