A água é um líquido estranho, pois se comporta de maneira muito diferente de qualquer outro. Agora, uma equipe de cientistas afirma ter descoberto o porquê: o arranjo das moléculas é o culpado.
Um dos aspectos mais estranhos da água é a sua densidade incomum. Normalmente, os líquidos se tornam cada vez mais densos à medida que são esfriados, mas a água atinge a sua densidade máxima aos 4 graus Celsius.
Abaixo dessa temperatura, é menos densa, principalmente quando se torna gelo, aos 0 graus Celsius. O gelo é menos denso do que a água e é por essa razão que o gelo flutua e que corpos de água congelam de cima para baixo.
A água tem também uma tensão superficial muito alta – além do mercúrio, tem a tensão superficial mais alta de todos os líquidos. Além disso, a água tem também um ponto de ebulição muito alto, e o fato de muitas substâncias químicas se dissolverem nela também é algo muito peculiar se a compararmos com outros líquidos.
Para compreender as diferenças, os cientistas precisaram se aprofundar ao nível molecular. Tanto à temperatura ambiente como em forma de gelo, a água tem um arranjo tetraédrico de moléculas, o que significa que cada molécula de água está ligada a outras quatro moléculas, em forma de pirâmide irregular.
Cientistas da Universidade de Bristol e da Universidade de Tóquio usaram um supercomputador e modelagem computadorizada para realizar algumas mudanças na natureza de pirâmide das moléculas de água.
Através desses ajustes conseguiram fazer a água se comportar como outros líquidos, como tornar o gelo mais denso que a água líquida, por exemplo.
De acordo com a equipe de cientistas, a técnica funcionou em todas as peculiaridades da água, indicando assim que as propriedades anômalas da água são um resultado direto do seu arranjo molecular.
“Através desse procedimento, descobrimos o que faz a água se comportar de forma anômala. É a presença de um arranjo molecular muito particular, como o tetraédrico”, explica o autor principal, John Russo, ao Science Alert.
No entanto, sem água e sem suas particularidades, a vida como a conhecemos não seria possível. A sua baixa densidade é o motivo pelo qual a água se expande quando congelada, o que permitiu, por sua vez, moldar o nosso planeta, por exemplo. Além disso, a água, da forma como ela é, consegue dissolver nutrientes essenciais à nossa sobrevivência.
Os resultados foram publicados nos Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
Ciberia // ZAP
Criação perfeita de Deus, imagine se todo bloco de gelo fosse para o fundo! não seria possível descongelar naturalmente pela luz do sol em poucos anos o mar seria um bloco de gelo único.
esta é a melhor explicação
Deus é perfeito em tudo e em toda sua criação é suficiente. Ele cria para a vida, o homem recria para sua própria morte.