O Brasil foi prata Copa do Mundo da Física, que terminou na semana passada, em Singapura. Os estudantes brasileiros destacados para o Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT) distribui medalhas por faixa: ouro para os quatro primeiros colocados, prata para os cinco seguintes, bronze para quem ficar entre o 9º e o 15º lugar. Nossos estudantes ficaram em oitavo lugar.
Os jovens Vitor Daisuke Tamae, Roberto Mitsuaki Saito, Tiago Mambrim Flora, Thomas Ross-White Bergamaschi e Matheus Laureano Nunes Barbosa são estudantes de ensino médio que representaram as equipes vencedoras da etapa brasileira do torneio.
Eles deixaram para trás equipes de países como Coreia do Sul, Rússia, Austrália, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Holanda e Suíça. E competiram contra equipes de outros 30 países.
O primeiro colocado geral foi o país sede, seguido pela China e pela Polônia. O torneio tem um formato diferente das olimpíadas científicas tradicionais: é baseado em discussões e debates teóricos para resolver problemas em física.
Os debates duram cerca de 50 minutos, em que as equipes se revezam para apresentar soluções para as questões propostas.