As olimpíadas estudantis são uma grande sensação entre os estudantes. Matemática, química e física, não importa, a moda de competir em nome do aprendizado está cada vez mais forte nas escolas e universidades.
A novidade agora é a conquista do time de estudantes da Universidade Federal do ABC (UFABC), que garantiu seu posto na final do Torneio Internacional de Físicos (IPT, na sigla em inglês), a ser disputado na Rússia. Sim, o time brasileiro já está na Rússia, mas por enquanto sem Neymar e Tite.
Com 10 anos de história, o IPT reúne alunos de graduação e mestrado em física do mundo todo. Ou seja, a competição tem tudo para ser acirradíssima. A participação da equipe paulista é segunda representação do Brasil desde a estreia em 2017.
Os físicos brasileiros vão enfrentar os da França e Suíça. A transmissão vai ser feita ao vivo no site do IPT neste sábado (7). “Temos chances reais de ganhar. O Brasil tem capacidade incrível de superar os diversos problemas além da física. Somos tão bons quanto os europeus”, comentou Lucas Maia ao Diário do Grande ABC.
Agora todos os brasileiros já têm uma equipe para torcer, mesmo antes da Copa do Mundo da Rússia, que começa em junho.
Ciberia // Hypeness