Aos 22 anos a poeta estadunidense Amanda Gorman já era autora premiada e celebrada no meio literário do país quando conquistou fama internacional em janeiro desse ano após se tornar a mais jovem poeta a falar um poema na posse de um presidente dos EUA.
Enquanto Joe Biden era empossado presidente, Gorman roubou a cena na cerimônia com o incrível poema The Hill We Climb. Para seu novo poema, a jovem poeta preparou um vídeo especial, mostrando especialmente a imagem que a inspirou a escrever: a foto do Planeta Terra tirada em 1968 durante a missão da Apollo 8 ao redor da lua.
Intitulada “Earthrise” ou “Nascer da Terra”, o nome da foto também batiza o novo poema de Gorman, e o tema diante da foto foi tão direto e reto quanto inevitável: as mudanças climáticas e os maus-tratos que a humanidade comete contra o planeta – sua própria casa.
“Na véspera do Natal, em 1968, o astronauta Bill Anders/ Tirou uma foto da Terra/ enquanto a Apollo 8 orbitava a lua”, dizem os versos de abertura do poema – que seguem: “Aqueles três caras/ ficaram surpresos/ em ver com seus olhos/ nosso planeta como um nascer da Terra/ uma esfera azul pairando sobre o horizonte cinza da lua/ com oceanos profundos e céus prateados”.
O poema convida o leitor a imaginar uma outra realidade, na qual a humanidade se reúne para salvar o planeta – pois o quadro é tão grave que é fundamental se inventar um novo futuro possível.
“Eu digo isso não para assustá-los/ mas para prepará-los, desafiá-los, a sonhar uma realidade diferente”, escreve Gorman. “Assim como escolhemos ir à Lua/ Sabemos que nunca é cedo demais/ para se escolher a esperança./ Escolhermos fazer mais do que enfrentar/ as mudanças climáticas/ Escolhemos encerrá-las/ E nos recusamos a perder”, diz o poema.
A mais jovem “poeta inaugural” da história dos EUA, Amanda Gorman é também escritora premiada e formanda cum laude na Universidade de Harvard, onde estou sociologia. Nascida em Los Angeles, ela tem três livros publicados e já colaborou com grandes jornais como o New York Times. O vídeo de “Earthrise” foi publicado no canal Climate Reality – e o poema pode ser visto na voz da própria Amanda no vídeo.
// Hypeness