Chantek, o orangotango que “aprendeu a falar”, morre aos 39 anos

(dr) Atlanta Zoo

Chantek, o orangotango que “aprendeu a falar”

O orangotango Chantek morreu, na terça-feira (9), aos 39 anos e foi um dos primeiros primatas a aprender linguagem gestual. As causas da morte são ainda desconhecidas.

Foi criado como um filho, pela antropóloga com quem viveu, Lyn Miles. Além de linguagem gestual, o primata limpava seu quarto, conseguia utilizar ferramentas e sabia o caminho para um restaurante vizinho.

Os seus 39 anos – idade já muito avançada para a sua espécie – e os problemas cardíacos que tinha levaram a melhor, apesar de ainda não estarem confirmadas as causas da morte, que será “muito sentida aqui no zoo de Atlanta”, informou em comunicado a vice presidente do jardim zoológico.

“Tinha uma personalidade única, envolvente e especial em muitas formas, no modo como se relacionava e comunicava com aqueles que o conheciam melhor. Foi um privilégio tê-lo conosco durante 20 anos e ter a oportunidade de lhe oferecer um ambiente naturalista onde ele pudesse conhecer e viver com a sua família de orangotangos”, lê-se na informação sobre o luto da família do primata.

Chantek, nascido no Centro de Pesquisa Regional de Primatas de Yerkes – onde foi “adotado” por Lyn – era um dos mais velhos orangotangos dos zoos norte-americanos. Como ele, só o gorila Koko e a chimpanzé Washoe sabiam utilizar a linguagem gestual americana.

Em 1997 foi transferido para o zoo de Atlanta, onde costumava  secomunicar com os funcionários através da linguagem gestual, algo que não gostava de fazer com estranhos, devido à sua personalidade tímida.

Chantek foi ainda protagonista do documentário “The Ape Who Went to College” (“O macaco que foi à universidade”, em tradução livre) lançado em 2014, que mostrava as habilidades que o orangotango tinha aprendido.

Em 2016 passou a contar com um regime médico especial devido aos problemas cardíacos, que entretanto se agravaram. Passou a ser alimentado com uma dieta com pouco sódio e foi o primeiro orangotango que, acordado e sem oferecer resistência, foi submetido a um eletrocardiograma.

A falta de Chantek será “para sempre sentida pela sua família”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …