Três pequenos amuletos podem reescrever a história dos vikings

Northern Emporium Project

Uma equipe de arqueólogos encontrou em um assentamento viking de Ribe, na Dinamarca, três pingentes de chumbo com a cruz cristã que datam de 800 d.C. Segundo os cientistas, os primeiros cristãos na sociedade dinamarquesa apareceram várias gerações antes do que se pensava.

“Isso é algo novo na história do cristianismo na Dinamarca. Costumamos pensar que foi Harald Bluetooth que cristianizou os dinamarqueses por volta de 960 d.C., mas isto demonstra agora que os habitantes de Ribe usavam amuletos cristãos 150 anos antes”, explicou à Danish Radio o professor Soren Sindbek, da Universidade de Aarhus.

Os três amuletos encontrados pelos arqueólogos estão decorados com cruzes em forma de “X”, também conhecidas como cruzes de Santo André, e presentes, por exemplo, na bandeira da Escócia e no emblema da Marinha russa.

Sindbek explicou que este tipo de cruz era muito comum naqueles anos, especialmente nos territórios que hoje em dia ocupam a França e Alemanha, na Europa central, povos que já se tinham convertido ao cristianismo naquela época. “Entretanto, acredita-se que o povo dinamarquês ainda venerava os deuses da mitologia nórdica”, acrescentou ele.

Det danske samfunds rødder i kristendommen kan meget vel vise sig at være ældre end hidtil antaget.

Posted by DR Nyheder on Wednesday, September 19, 2018

Nos últimos 14 anos, a equipe de arqueólogos da Universidade de Aarhus se uniu a pesquisadores do Museu do Sudoeste da Jutlândia para esclarecer a história antiga de Ribe, fundada no início da Era dos Vikings.

Os amuletos foram encontrados em um lugar que naquela época era uma ferraria. Os cientistas encontraram também os moldes com que foram forjados os pingentes de chumbo. Isso significa que os dinamarqueses produziam amuletos cristãos em grandes quantidades e que o cristianismo já contava com um grande número de seguidores.

Por que os amuletos são de chumbo e não de ouro de algum metal precioso, especialmente considerando que estes metais são muito comuns na joalharia dos vikings? Segundo o cientista, isso está relacionado ao simbolismo cristão. “No dia do juízo final, não se poderia usar bijuteria ostensiva que pudesse denotar riqueza ou vaidade“.

Os amuletos são ainda mais antigos do que o crucifixo viking descoberto quase por acaso em abril de 2016, por um amador com um detector de metais. A cruz de ouro maciço mostrando Jesus com os braços abertos poderá ser o crucifixo mais antigo jamais encontrado na Dinamarca.

Ciberia // Sputnik News / DR

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ouvir músicas de Natal repetidamente é prejudicial à saúde

O Natal é, para a maioria das pessoas, uma das épocas festivas mais especiais do ano. No entanto, se por um lado desperta felicidade, por outro também é capaz de causar ódios de estimação – …

Dispositivo transforma fezes em gás de cozinha para populações de baixa renda

Usar o banheiro pode parecer a coisa mais natural do mundo, mas para algumas pessoas isso é um verdadeiro luxo. Era essa a realidade da população de Jalpatagua, na Guatemala. As pessoas da comunidade eram obrigadas …

No Zimbábue, os avós são a cura para a depressão

No Zimbábue, a depressão é chamada de “kufungisisa”, que significa “pensar demais”. Na tentativa de combater o reduzido número de psiquiatras e psicólogos na região, foi criado um programa da saúde mental inovador: o Friendship …

Trump ameaça fechar fronteira com o México

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira (18) fechar a fronteira entre os Estados Unidos e o México, numa altura em que milhares de imigrantes atravessam a pé vários países da América Central na …

Reino Unido está em risco de sofrer um enorme ciberataque

Enquanto que o Centro Nacional britânico para a Cibersegurança (NCSC) tem lidado com mais de dez ciberataques por semana nos últimos anos, acredita-se que algo maior está prestes a acontecer. O CEO do Centro Nacional britânico …

TSE pede clima de paz nas campanhas de Haddad e Bolsonaro

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, se reuniu nesta quarta-feira com representantes das candidaturas de Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) para discutir a difusão massiva de notícias falsas e …

Meteorito atinge edifício no Japão

De acordo com cientistas do Museu Nacional de Ciências Naturais do Japão, foi confirmado o primeiro caso, em 15 anos, de um meteorito que atingiu um edifício no país. O meteorito tem mais de 4 …

Empresários gastariam até R$ 12 milhões para impulsionar notícias falsas a favor de Bolsonaro

Um grupo de empresários – entre eles Luciano Hang, dono da Havan – estaria contratando empresas para disparar fake news (notícias falsas) contra o PT para a campanha de Jair Bolsonaro (PSL). A prática é …

Carne podre e cadáveres que explodem por falta de eletricidade na Venezuela

Em Maracaibo, na Venezuela, a energia elétrica falta constantemente. Nos mercados, há carne podre à venda, mas ainda assim a procura aumenta. Por quê? “O que fazer, se é mais barato?” A Venezuela atravessa, desde 2014, …

Abuso de poder econômico: PT pede inegibilidade da chapa de Bolsonaro

A campanha do candidato a presidente Fernando Haddad (PT) entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da qual pede que Jair Bolsonaro (PSL) e seu vice …