Três pequenos amuletos podem reescrever a história dos vikings

Northern Emporium Project

Uma equipe de arqueólogos encontrou em um assentamento viking de Ribe, na Dinamarca, três pingentes de chumbo com a cruz cristã que datam de 800 d.C. Segundo os cientistas, os primeiros cristãos na sociedade dinamarquesa apareceram várias gerações antes do que se pensava.

“Isso é algo novo na história do cristianismo na Dinamarca. Costumamos pensar que foi Harald Bluetooth que cristianizou os dinamarqueses por volta de 960 d.C., mas isto demonstra agora que os habitantes de Ribe usavam amuletos cristãos 150 anos antes”, explicou à Danish Radio o professor Soren Sindbek, da Universidade de Aarhus.

Os três amuletos encontrados pelos arqueólogos estão decorados com cruzes em forma de “X”, também conhecidas como cruzes de Santo André, e presentes, por exemplo, na bandeira da Escócia e no emblema da Marinha russa.

Sindbek explicou que este tipo de cruz era muito comum naqueles anos, especialmente nos territórios que hoje em dia ocupam a França e Alemanha, na Europa central, povos que já se tinham convertido ao cristianismo naquela época. “Entretanto, acredita-se que o povo dinamarquês ainda venerava os deuses da mitologia nórdica”, acrescentou ele.

Det danske samfunds rødder i kristendommen kan meget vel vise sig at være ældre end hidtil antaget.

Posted by DR Nyheder on Wednesday, September 19, 2018

Nos últimos 14 anos, a equipe de arqueólogos da Universidade de Aarhus se uniu a pesquisadores do Museu do Sudoeste da Jutlândia para esclarecer a história antiga de Ribe, fundada no início da Era dos Vikings.

Os amuletos foram encontrados em um lugar que naquela época era uma ferraria. Os cientistas encontraram também os moldes com que foram forjados os pingentes de chumbo. Isso significa que os dinamarqueses produziam amuletos cristãos em grandes quantidades e que o cristianismo já contava com um grande número de seguidores.

Por que os amuletos são de chumbo e não de ouro de algum metal precioso, especialmente considerando que estes metais são muito comuns na joalharia dos vikings? Segundo o cientista, isso está relacionado ao simbolismo cristão. “No dia do juízo final, não se poderia usar bijuteria ostensiva que pudesse denotar riqueza ou vaidade“.

Os amuletos são ainda mais antigos do que o crucifixo viking descoberto quase por acaso em abril de 2016, por um amador com um detector de metais. A cruz de ouro maciço mostrando Jesus com os braços abertos poderá ser o crucifixo mais antigo jamais encontrado na Dinamarca.

Ciberia // Sputnik News / DR

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fóssil quase completo revela segredos sobre leão marsupial que aterrorizou a Austrália

A recente descoberta do fóssil de um esqueleto quase completo de um leão marsupial extinto revelou alguns dos seus segredos. Segundo a equipe de cientistas, cujo estudo foi publicado no dia 12 de dezembro na revista …

Boris, um robô altamente avançado, era na verdade um homem disfarçado

Em um fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanoide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. “O Boris já aprendeu a dançar e não é ruim nisso”, foi assim …

Senado dos EUA responsabiliza príncipe saudita pelo homicídio de Khashoggi

Os senadores norte-americanos aprovaram por unanimidade uma resolução que refere que o príncipe herdeiro é “responsável pelo homicídio”, solicitando ao governo da Arábia Saudita que “garanta a aplicação de medidas apropriadas”. O Senado dos Estados Unidos …

Desigualdade cria ambiente propício para extrema direita no Brasil, diz Dilma

Personificada no presidente eleito Jair Bolsonaro, a extrema direita estava latente no Brasil e aproveitou-se da desigualdade para pavimentar seu crescimento. A avaliação foi feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, derrotada nas eleições de outubro ao …

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …