Estátua colossal pode reescrever história das mulheres na Antiguidade

Tayinat Archaeological Project (TAP)

Estátua colossal de mulher encontrada na antiga Kunulua, a atual Tayinat, na Turquia

Arqueólogos canadenses desenterraram parte de uma estátua, datada de 3 mil anos atrás, que teria entre 4 a 5 metros e que pode ajudar a reescrever a história quanto ao papel que as mulheres desempenharam na Antiguidade.

A escultura, feita em basalto e representando uma mulher, foi encontrada em escavações na zona onde ficaria situada a porta de entrada da cidadela de Kunulua, a atual Tayinat, na Turquia, a cerca de 75 quilômetros da cidade síria de Aleppo.

Os arqueólogos do Departamento de Civilizações do Oriente Próximo e Médio da Universidade de Toronto, no Canadá, encontraram apenas a cabeça e o torso da estátua, medindo cerca de 1 metro de comprimento e 70 centímetros de largura, conforme salienta o comunicado divulgado no site Sciencedaily.

Isto leva os arqueólogos a concluir que a estátua completa teria “entre 4 e 5 metros”. Trata-se de uma escultura colossal, mas que vem ao encontro das dimensões monumentais de outra estátua encontrada no local pelo Projeto Arqueológico de Tayinat (TAP) que decorre desde 1999.

Esta outra estátua, encontrada em 2012, tem cerca de 4 metros e parece representar o Rei Suppiluliuma, que governou o reino hitita de Patina, de que Kunulua era a capital, no início do século IX antes de Cristo.

Tayinat Archaeological Project (TAP)

Estátua do Rei Suppiluliuma que governou o reino hitita de Patina no século IX antes de Cristo

Os arqueólogos acreditam que as duas estátuas podem estar relacionadas.

O certo é que, dizem os arqueólogos, “a descoberta desta estátua levanta a possibilidade de que as mulheres tiveram um papel mais importante, na vida política e religiosa, nestas comunidades do início da Idade do Ferro, do que sugerem os registros históricos existentes”, destaca o diretor do TAP, Timothy Harrison, citado pelo Sciencedaily.

Desfigurada em ritual

A estátua de mulher encontrada agora tem o rosto e o peito desfigurados e os arqueólogos acreditam que essa destruição pode ser sido intencional, no âmbito de algum ritual. “Suas características marcantes incluem um anel de cabelos encaracolados que se destacam por baixo de um xale que lhe cobre a cabeça, ombros e costas”, explica Timothy Harrison.

“A estátua foi encontrada de cabeça para baixo numa espessa camada de fragmentos de basalto que incluía lascas dos seus olhos, nariz e rosto, mas também pedaços de esculturas encontradas, anteriormente, em outras partes, dentro da área da porta de entrada”, acrescenta Harrison, notando que alguns desses fragmentos “provêm da cabeça do Rei Suppiluliuma, que foi descoberta em 2012″.

Isto indica que as partes das duas “esculturas monumentais” foram depositadas juntas, “o que sugere que pode ter havido um processo elaborado de enterro ou desmantelamento, como parte da sua destruição”, diz ainda o diretor do TAP.

Identidade misteriosa

Os arqueólogos esperam, agora, poder restaurar grande parte da face e do torso da escultura original. Já mais difícil poderia ser desvendar quem é que a estátua representa afinal. “É possível que seja uma representação de Kubaba, a mãe divina dos deuses da antiga Anatólia”, começa por apontar Harrison.

“Contudo, há pistas estilísticas e iconográficas apontando que a estátua representa uma figura humana, possivelmente a esposa do Rei Suppiluliuma ou, o que seria ainda mais intrigante, uma mulher chamada Kupapiyas, que foi a esposa – ou talvez a mãe – de Taita, o fundador dinástico da antiga Tayinat”, acrescenta o professor de Arqueologia.

Kupapiyas teria vivido mais de 100 anos e teria sido uma figura importante, sendo um dos poucos nomes de mulheres que sobreviveu no tempo, dessa região e desse período da história, como nota o Sciencedaily.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …