Estátua colossal pode reescrever história das mulheres na Antiguidade

Tayinat Archaeological Project (TAP)

Estátua colossal de mulher encontrada na antiga Kunulua, a atual Tayinat, na Turquia

Arqueólogos canadenses desenterraram parte de uma estátua, datada de 3 mil anos atrás, que teria entre 4 a 5 metros e que pode ajudar a reescrever a história quanto ao papel que as mulheres desempenharam na Antiguidade.

A escultura, feita em basalto e representando uma mulher, foi encontrada em escavações na zona onde ficaria situada a porta de entrada da cidadela de Kunulua, a atual Tayinat, na Turquia, a cerca de 75 quilômetros da cidade síria de Aleppo.

Os arqueólogos do Departamento de Civilizações do Oriente Próximo e Médio da Universidade de Toronto, no Canadá, encontraram apenas a cabeça e o torso da estátua, medindo cerca de 1 metro de comprimento e 70 centímetros de largura, conforme salienta o comunicado divulgado no site Sciencedaily.

Isto leva os arqueólogos a concluir que a estátua completa teria “entre 4 e 5 metros”. Trata-se de uma escultura colossal, mas que vem ao encontro das dimensões monumentais de outra estátua encontrada no local pelo Projeto Arqueológico de Tayinat (TAP) que decorre desde 1999.

Esta outra estátua, encontrada em 2012, tem cerca de 4 metros e parece representar o Rei Suppiluliuma, que governou o reino hitita de Patina, de que Kunulua era a capital, no início do século IX antes de Cristo.

Tayinat Archaeological Project (TAP)

Estátua do Rei Suppiluliuma que governou o reino hitita de Patina no século IX antes de Cristo

Os arqueólogos acreditam que as duas estátuas podem estar relacionadas.

O certo é que, dizem os arqueólogos, “a descoberta desta estátua levanta a possibilidade de que as mulheres tiveram um papel mais importante, na vida política e religiosa, nestas comunidades do início da Idade do Ferro, do que sugerem os registros históricos existentes”, destaca o diretor do TAP, Timothy Harrison, citado pelo Sciencedaily.

Desfigurada em ritual

A estátua de mulher encontrada agora tem o rosto e o peito desfigurados e os arqueólogos acreditam que essa destruição pode ser sido intencional, no âmbito de algum ritual. “Suas características marcantes incluem um anel de cabelos encaracolados que se destacam por baixo de um xale que lhe cobre a cabeça, ombros e costas”, explica Timothy Harrison.

“A estátua foi encontrada de cabeça para baixo numa espessa camada de fragmentos de basalto que incluía lascas dos seus olhos, nariz e rosto, mas também pedaços de esculturas encontradas, anteriormente, em outras partes, dentro da área da porta de entrada”, acrescenta Harrison, notando que alguns desses fragmentos “provêm da cabeça do Rei Suppiluliuma, que foi descoberta em 2012″.

Isto indica que as partes das duas “esculturas monumentais” foram depositadas juntas, “o que sugere que pode ter havido um processo elaborado de enterro ou desmantelamento, como parte da sua destruição”, diz ainda o diretor do TAP.

Identidade misteriosa

Os arqueólogos esperam, agora, poder restaurar grande parte da face e do torso da escultura original. Já mais difícil poderia ser desvendar quem é que a estátua representa afinal. “É possível que seja uma representação de Kubaba, a mãe divina dos deuses da antiga Anatólia”, começa por apontar Harrison.

“Contudo, há pistas estilísticas e iconográficas apontando que a estátua representa uma figura humana, possivelmente a esposa do Rei Suppiluliuma ou, o que seria ainda mais intrigante, uma mulher chamada Kupapiyas, que foi a esposa – ou talvez a mãe – de Taita, o fundador dinástico da antiga Tayinat”, acrescenta o professor de Arqueologia.

Kupapiyas teria vivido mais de 100 anos e teria sido uma figura importante, sendo um dos poucos nomes de mulheres que sobreviveu no tempo, dessa região e desse período da história, como nota o Sciencedaily.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …