Ancestral de todos os animais é encontrado em fóssil australiano

(dr) Sohail Wasif / UCR

Ikaria wariootia

Uma criatura recém-descoberta que parece uma mini-jujuba é o parente em comum mais distante dos humanos e da grande maioria dos outros animais já encontrado.

O fóssil de pelo menos 555 milhões de anos foi encontrado em rochas no estado da Austrália Meridional (Austrália) pela equipe liderada por Scott Evans, do Museu Nacional de história Natural Smithsonian (EUA).

“A principal descoberta desse artigo é que este é possivelmente o bilateral mais antigo e reconhecível registrado. Como humanos são bilaterais, nós podemos dizer que esse é um parente muito antigo e possivelmente um dos primeiros na diversificada árvore da vida bilateral”, explica Evans.

Organismos bilaterais têm uma parte frontal e posterior, um plano de simetria que resulta em um lado direito e um lado esquerdo e frequentemente um sistema digestivo com duas aberturas em extremidades opostas. Humanos, porcos, borboletas e caranguejos são bilaterais, enquanto águas-vivas e poríferos não são.

Essa criatura minúscula tem entre 2 e 7mm de comprimento, com uma extremidade mais larga que a outra. E é justamente esta sutil diferença que confere a ela a classificação como um animal que tem frente e costas.

O organismo foi chamado de Ikaria wariootia, em homenagem ao riacho Warioota que fica perto do local onde o fóssil foi encontrado. Os pesquisadores não encontraram só um exemplar deste fóssil, mas centenas deles. A descoberta é surpreendente porque é muito difícil encontrar animais de corpo mole tão antigos.

O Ikaria wariootia é um antepassado comum entre peixes, anfíbios, répteis, pássaros e mamíferos. É possível que ele tenha habitado sedimentos em ambientes marinhos rasos e que sua forma de locomoção tenha sido através da contração de grupos de músculos.

A alimentação desses bichinhos provavelmente consistia em matéria orgânica ou animais mortos. Os pesquisadores explicam que eles parecem ter tido algum tipo de sensor para localizar o alimento e o oxigênio. O estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China revela análise de substância estranha encontrada na Lua em 2019

Em julho de 2019, a equipe da missão chinesa Chang'e 4 encontrou uma substância estranha na Lua. A descoberta foi anunciada em agosto do mesmo ano, chamando a atenção da comunidade científica, mas nada foi …

Cientistas alertam OMS para transmissão aérea do coronavírus além de dois metros

A transmissão aérea do novo coronavírus interpela os especialistas desde o início da pandemia. Nessa segunda-feira, um grupo de 239 cientistas alertou as autoridades de saúde do mundo inteiro, e em particular a OMS, …

Governo tem que tirar garimpeiros de terras yanomami em 15 dias para começar a enfrentar covid-19 em áreas indígenas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Governo Federal deveria retirar os garimpeiros das terras yanomami de Roraima como medida para conter o avanço do novo coronavírus nos territórios indígenas. A decisão liminar …

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …