Tomar antidepressivos durante a gravidez pode alterar o cérebro do bebê

De acordo com um novo estudo, um tipo comum de antidepressivo tomado durante a gravidez pode alterar a estrutura do cérebro do feto.

Muitas mulheres experimentam depressão durante a gravidez, seja ela preexistente ou depressão pré-natal. Claudia Lugo-Candelas, cientista e docente na Universidade de Columbia, conduziu um novo estudo que conclui que um tipo comum de antidepressivo tomado durante a gravidez pode alterar a estrutura do cérebro do bebê, ainda em desenvolvimento.

Estamos falando dos antidepressivos conhecidos como inibidores seletivos da recaptamento da serotonina (SSRI), comercializados desde o final da década de 1980.

Além de estudar os efeitos dos antidepressivos em ratos, os pesquisadores analisaram também cérebros de bebês cujas mães haviam tomado algum SSRI durante a gravidez.

Dos 98 recém-nascidos estudados, 16 mães sofriam de depressão e eram tratadas durante a gravidez com SSRI, 21 padeciam da doença, mas não recebiam qualquer tipo de tratamento e 61 mães não tinham histórico de depressão. Todos os bebês estavam fisicamente saudáveis.

Mas quando os cérebros foram analisados por uma máquina de ressonância magnética, os cientistas ficaram surpresos ao perceberem que os recém-nascidos, expostos aos SSRI, têm um maior volume de massa cinzenta e maior conectividade estrutural da substância branca na amígdala e no córtex insular em comparação com os bebês que não estiveram expostos.

Essas regiões do cérebro são geralmente a base onde se formam os sentimentos humanos inatos, como o medo e a motivação, e que determinam o humor.

No entanto, não sabemos o que os resultados significam. Embora um volume maior de massa cinzenta tenha sido associado à ansiedade, um volume menor também já foi associado à mesma condição. Assim, é inteiramente possível que tanto o aumento quanto o volume reduzido de massa cinzenta possam afetar a saúde mental.

“Felizmente, esses resultados apontam para o fato de que algo está acontecendo”, afirma Lugo-Candelas. “Ainda não sabemos ao certo o que esses dados significam, ou sua influência na vida adulta desses bebês, mas é algo que vamos continuar investigando”.

O estudo foi publicado no JAMA Pediatrics na semana passada.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fábrica russa eliminará deficiências na produção da Sputnik V de acordo com recomendações da OMS

Em resultado de inspeções efetuadas na Rússia, o grupo de especialistas da Organização Mundial da Saúde fez várias observações sobre a fabricação da vacina Sputnik V. Estas são ligadas principalmente à proteção do meio ambiente …

Brasil ultrapassa Índia e volta a ser líder mundial em mortes diárias por coronavírus

Em meio ao avanço da terceira onda da pandemia, o Brasil ultrapassou a Índia e voltou à liderança do número de mortes diárias por covid-19 registradas, em média. São mais de 2.000 óbitos registrados por …

Rajadas rápidas de rádio ajudarão a mapear distribuição de matéria no universo

O novo levantamento dos dados coletados pelo radiotelescópio CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment) resultou em mais de 500 rajadas rápidas de rádio devidamente catalogadas, todas feitas durante o primeiro ano de atuação do telescópio. Agora, …

Lider da UE chama lei húngara anti-LGBT de vergonha

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirma que vai usar poderes de que dispõe para garantir direitos de todos os cidadãos do bloco. Países pediram à UE que agisse. A presidente da Comissão Europeia, …

Apesar de ter vacinado mais da metade da população, Israel teme 2ª onda de Covid

O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, alertou nesta terça-feira que o país pode enfrentar uma nova onda de coronavírus. Segundo ele, o aumento do número de doentes, causado pela chegada da variante Delta, “importada” por …

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …

Ministro da Saúde diz que não há mudança de estratégia para a Coronavac

No início desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou que não haverá qualquer mudança de estratégia para a aplicação da CoronaVac. A declaração do ministro foi feita em audiência ao Senado Federal, revelando …

Há 80 anos, Hitler invadia a URSS – e começava a perder a guerra

Adolf Hitler e seus generais vinham planejando há meses para este momento. No domingo, 22 de junho de 1941, havia chegado a hora: às 3h15 da manhã, a Wehrmacht, forças armadas nazistas, atacou a União …

Com apenas 2% da população imunizada, África quer fabricar suas próprias vacinas anticovid

A África do Sul anunciou nesta segunda-feira a primeira etapa para capacitar seu continente na produção de vacinas anticovid. A conclusão do projeto ainda não tem data prevista, mas a iniciativa já é vista …