Antigo reino perdido da Idade das Trevas é redescoberto na Escócia

(dr) GUARD Archaeology

Reconstituição artística da antiga fortaleza do reino de Rheged

Reconstituição artística da antiga fortaleza do reino de Rheged

Um reino perdido da chamada Idade das Trevas acaba de ser redescoberto por arqueólogos em Trusty’s Hill, um monte que fica em Galloway, na Escócia.

No passado distante, na Grã-Bretanha, pouco depois da queda do Império Romano do Ocidente, os bárbaros dominavam a paisagem.

Impérios rapidamente cresceram antes de serem conquistados ou destruídos. Grandes estruturas e glórias arquitetônicas dessa época desapareceram no tempo, mas agora os cientistas encontraram uma fortificação curiosa que pode ter pertencido a um desses povos medievais, os pictos.

Os arqueólogos lançaram um livro, ‘The Lost Dark Age Kingdom of Rheged‘, para contar como foi o processo de descoberta em Trusty’s Hill. Eles estavam escavando o local como parte do Galloway Picts Project, uma iniciativa que visava estudar as gravuras deixadas em pedras pelos pictos.

Os pesquisadores vasculharam a região das gravuras, eventualmente encontrando a oficina de um ferreiro – que usava prata e ouro – e até mesmo um salão real.

GUARD Archaeology, empresa privada que liderou a escavação junto com 60 voluntários, afirmou que as ruínas remontam ao ano 600 dC. Eram claramente o centro de um território de propriedade de alguém ou uma família de status incrivelmente alto.

Uma hipótese é de que a fortaleza tenha sido o coração do Reino de Rheged, governado pelo rei Urien.

Notuncurious / Wikimedia

Yr Hen Ogledd (O Anigo Norte) c. 550 – c. 650, localização provável do reino de Rheged

Yr Hen Ogledd (O Anigo Norte) c. 550 – c. 650, localização provável do reino de Rheged

Hipótese tentadora

A linhagem real de Urien vai tão longe quanto Coel Hen, um governante que alguns consideram ser uma figura mítica.

Sua principal contribuição para a cultura britânica tem sido a poesia épica, que evoca imagens poderosas de um reino que poderia ter incluído grandes faixas do norte da Escócia.

Embora não possa ser absolutamente confirmado que estas ruínas são de fato do Reino de Rheged, a hipótese é promissora. As datas e as evidências até agora se encaixam. Se a fortaleza fosse restaurada a sua glória passada, seria esplendorosa mesmo para os padrões de hoje.

Visitantes precisariam escalar o monte até o ponto onde duas faces de pedra adornadas com esculturas formavam uma entrada simbólica, como um rito literal de passagem. Ao entrar na cúpula, as pessoas podiam ser recebidas com uma vista do salão real na parte mais alta da colina, no lado oeste, onde se realizavam banquetes.

Quanto às gravuras e aos próprios símbolos, eles provavelmente permanecerão um mistério para sempre. Não existe um artefato semelhante a Pedra de Roseta para traduzi-los, e seus segredos provavelmente morreram com os pictos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …