Apoiadores de Trump que tentaram golpe ao invadir Capitólio estão perdendo seus empregos

Stephen D. Melkisethian / Flickr

Edifício do Capitólio / Senado norte-americano, em Washington

Participantes da invasão ao Capitólio, sede do Congresso estadunidense, estão sendo demitidos por empresas norte-americanas. Alguns dos apoiadores de Donald Trump que tentaram interromper a oficialização da vitória eleitoral de Joe Biden no último sábado (9/01) estão sendo identificados, desligados de empregos ou até mesmo presos.

Um homem que usava identificação da Navistar, empresa de marketing do estado de Maryland, foi um dos extremistas demitidos após o ato de terrorismo no Capitólio.

“Embora apoiemos o direito de todos os funcionários ao exercício pacífico e legal da liberdade de expressão, qualquer colaborador que demonstre conduta perigosa que coloque em risco a saúde e a segurança de outras pessoas não terá mais oportunidade de emprego na Navistar Direct Marketing”, disse a empresa em um comunicado fornecido à “CNN“.

Outros casos similares também foram noticiados. O agente imobiliário Libby Andrews, de 56 anos, perdeu o emprego depois que fotos mostrando a participação dele na invasão começaram a circular na internet.

Situação parecida aconteceu com um professor de Allentown, na Pensilvânia, que foi “temporariamente dispensado” de suas funções de ensino até que o distrito escolar conclua uma investigação formal sobre o suposto envolvimento do educador nos protestos.

Um advogado do Texas chamado Paul Davis também não está mais empregado na empresa onde trabalhava, a Goosehead Insurance, após vídeos em que ele confirmava a participação na invasão serem compartilhados em redes sociais.

Em um dos registros, Davis diz: “Estamos todos tentando entrar no Capitólio para impedir isso [a oficialização da derrota de Trump nas eleições].”

Além das penalidades aplicadas a participantes presentes nos ataques à sede do Congresso estadunidense, pelo menos dois policiais estão sob investigação de colaboração com os atos insurgentes.

“O Departamento apoia totalmente todas as expressões legais da liberdade de expressão da Primeira Emenda, mas a multidão violenta e os eventos que ocorreram no Capitólio dos Estados Unidos foram ilegais e resultaram na morte de outro policial”, disse o chefe Adrian Diaz, em um comunicado.

“O incidente foi encaminhado ao Escritório de Responsabilidade da Polícia para revisão completa das atividades dos funcionários do SPD no Capitólio dos Estados Unidos.”

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …